Museu de Loulé candidata-se a integrar a Rede Portuguesa de Museus

O Museu de Loulé entregou a sua candidatura com vista à credenciação na Rede Portuguesa de Museus, esta quarta-feira, na […]

Candidatura Rede Museus2O Museu de Loulé entregou a sua candidatura com vista à credenciação na Rede Portuguesa de Museus, esta quarta-feira, na Direção-Geral do Património Cultural.

A integração deste polo museológico na rede nacional era um objetivo assumido, há muito, pelo atual executivo camarário e obrigou a um trabalho de reestruturação, a diversos níveis, levado a cabo nos últimos dois anos.

Para poder fazer a candidatura, a equipa da Divisão de Cultura e Património da Câmara promoveu a qualificação e renovação do museu, situado em pleno centro histórico de Loulé.

Entre as ações que foram levadas a cabo, contam-se «a renovação da exposição síntese do núcleo sede com novos textos de enquadramento, a colocação dos textos da exposição síntese do núcleo sede em inglês, uma nova bilheteira, o início da informatização e inventariação da coleção, a reorganização da reserva, a elaboração dos documentos obrigatórios para a credenciação e o reforço dos recursos humanos com técnico de conservação e restauro».

«Com a integração nesta rede, a autarquia louletana pretende contribuir para a qualificação deste Museu, assim como para a criação de sinergias nacionais e internacionais. Por outro lado, permitirá a candidatura a fundos nacionais e comunitários destinados exclusivamente a museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus, e receber o apoio técnico qualificado da tutela do património, assim como qualificar a equipa técnica do museu, através da realização de ações de formação especializada», descreveu a Câmara de Loulé.

Esta candidatura acontece no seguimento das comemorações dos 20 anos do Museu de Loulé.

 

Sobre a Rede Portuguesa de Museus:

Museu de Loulé«A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus. É composta pelos 142 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão

É um instrumento essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação dos museus portugueses. Tem como objetivos a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, a descentralização de recursos, o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos, decorrentes da aplicação de fundos comunitários, em museus, a difusão da informação relativa aos museus, a promoção do rigor e do profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas, o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.

Enquanto estrutura de articulação e plataforma de comunicação e de apoio aos museus da Rede Portuguesa de Museus, a Direção-Geral do Património Cultural procura incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os próprios museus da Rede e apoiar a formação, a informação / divulgação e a qualificação dos museus da Rede, como legalmente lhe compete, assegura os procedimentos conducentes à credenciação de museus que pretendam vir a integrar a Rede Portuguesa de Museus».

Comentários

pub