Núcleo Islâmico do Museu dá a conhecer os mistérios do “Vaso de Tavira”

O belo e algo misterioso “O Vaso de Tavira” vai ser dado a conhecer este sábado, 21 de Novembro, às […]

Vaso_Tavira_2015O belo e algo misterioso “O Vaso de Tavira” vai ser dado a conhecer este sábado, 21 de Novembro, às 10h30, numa visita comentada pela arqueóloga Sandra Cavaco, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira, onde essa peça está em exposição.

O Vaso de Tavira, que até já esteve exposto no Museu do Louvre pela sua importância e originalidade, é apontado como «um dos testemunhos mais significativos do passado islâmico da cidade e do país e apresenta um conjunto de figuras humanas e animais que parece contar uma estória».

Com este encontro com a arqueóloga, o objetivo é «deslindar a(s) narrativa(s) escondida(s) por detrás do vaso, abordando questões como a funcionalidade da peça e o simbolismo dos elementos que a constituem, expondo as interpretações de vários arqueólogos sobre este surpreendente objeto».

O Vaso de TaviraA visita comentada integra-se na iniciativa “Passeios na história de Tavira”, que tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A atividade, com inscrição gratuita e obrigatória, destina-se a um número máximo de 30 participantes.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 10h00-16h30).

Comentários

pub