Águas do Algarve mostrou à população como se tratam as águas residuais

A Águas do Algarve (AdA) voltou a abrir as portas de infraestruturas por si geridas, em diferentes locais da região, […]

ETAR Albufeira PoenteA Águas do Algarve (AdA) voltou a abrir as portas de infraestruturas por si geridas, em diferentes locais da região, como forma de celebrar o Dia Mundial do Saneamento Básico, que se assinalou ontem.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem, em Tavira, e a sua congénere de Albufeira Poente, foram dadas a conhecer em iniciativas promovidas esta quinta-feira.

A política de abertura ao exterior, proporcionando à população em geral um contacto direto com as infraestruturas que gere, já é seguida há muito pelas Águas do Algarve. Além das ETAR, também já foram organizados dias abertos para visitar outro tipo de equipamento, como Estações de Tratamento de Água (para consumo).

Ontem, as duas ETAR abriram as portas aos interessados em saber «um pouco mais acerca de todos os processos que estão envolvidos no tratamento das águas residuais, desde que a água entra pelo cano de esgoto, até que volta a sair e “libertada” novamente no meio ambiente». «Trata-se de um processo longo, minucioso e de elevado interesse», ilustrou a empresa que gere o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento básico do Algarve, numa nota de imprensa.

As ETAR que ontem estiveram abertas ao público são duas das 65 que a Águas do Algarve explora, na região. «O Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, tem como objetivo essencial prover a região do Algarve com um sistema seguro, do ponto de vista da saúde pública dos cidadãos, melhorando os níveis de atendimento e promovendo a qualidade ambiental, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagoas do Algarve, que são fator essencial para o bem-estar da população e para o desenvolvimento económico e turístico da região», explicou a AdA.

ETAR Faro Noroeste_2009Desde que ganhou a concessão do tratamento de águas residuais em todos os 16 municípios algarvios, há 15 anos, a empresa já investiu 214,5 milhões na instalação de infraestruturas e equipamentos. Além das ETAR, também foram construídos 418 quilómetros de coletores, que permitem uma cobertura de 94 por cento da região (cerca de 400 mil pessoas).

Até 2022, a Águas do Algarve ainda conta investir cerca de 105 milhões de euros, o que fará elevar o valor do investimento global para perto de 317 milhões de euros. Em 2015, a empresa já gastou 7,6 milhões de euros em diferentes obras, algumas das quais ainda continuarão em anos vindouros, como é o caso da ETAR da Companheira, em Portimão.

Na calha, estão as obras de construção de uma nova ETAR de Faro – Olhão, do Sistema Intercetor e Elevatório de Vila do Bispo e Sagres e da ETAR do Rogil e Carrascalinho e respectivos emissários. Também está prevista a reabilitação do túnel de recolha e transporte de águas residuais de Portimão.

Comentários

pub