Rádio Universitária do Algarve em projeto pioneiro que debate refugiados no Parlamento Europeu

A Rádio Universitária do Algarve (RUA) e a Rádio Universitária do Minho (RUM) participam num projeto pioneiro, que vai juntar […]

europhonicaA Rádio Universitária do Algarve (RUA) e a Rádio Universitária do Minho (RUM) participam num projeto pioneiro, que vai juntar rádios universitárias de toda a Europa para debater, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, temas como cidadania, imigração, emprego, política social, educação, ambiente e economia.

De Setembro deste ano até Fevereiro de 2016, quase uma centena de rádios universitárias marcam presença no Parlamento Europeu, partilhando conhecimentos sobre a União Europeia, através do programa de rádio “Europhonica”.

Todos os meses, uma equipa editorial internacional, composta por jovens de Portugal (RUA FM e RUM), França, Itália, Espanha e Alemanha, vai estar três dias no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde vai realizar este programa com a duração de uma hora, transmitido em direto a partir da “Vox Box”. Cada país escolhe os convidados para o programa, que será totalmente na língua nativa das rádios.

A primeira emissão do “Europhonica” é já no próximo dia 9 de Setembro (quarta-feira). Em Portugal, o programa é transmitido em simultâneo às 19h00 na RUA FM (102.7 ou online em www.rua.pt, e na RUM (97.5 ou online em www.rum.pt).

Numa altura em que cada vez mais se debate a união da Europa, o tema escolhido para o programa de estreia, “Europa: A solidariedade entre nações”, trará a debate a situação atual dos refugiados que procuram a Europa como refúgio e contará com a participação dos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues.

O objetivo deste projeto é transmitir aos diferentes públicos de rádio um melhor conhecimento das instituições europeias e do que lá é discutido e despoletar nos mesmos o interesse na política europeia.

Durante seis meses, temas como cidadania, imigração, emprego, política social, educação, ambiente e economia vão estar em destaque.

“Europhonica” é uma oportunidade única para promover a cidadania europeia e sensibilizar o público para o trabalho realizado no Parlamento Europeu.

Segundo Daniel Silva, diretor de informação da Rádio Universitária do Minho, “é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar nos programas mensais e consideramos estar a dar um contributo interessante para o “Pensar Europa” que vai marcando os nossos dias. Colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus… Isto durante seis meses. Penso que o contributo será interessante”.

Sónia Rosa, coordenadora de produção da RUA FM, acrescenta que a intenção é “educar o nosso público e aproximá-lo da Europa. O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha”.

 

Quem são os convidados do primeiro programa?

O eurodeputado Carlos Coelho é, entre outros cargos, membro da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e Membro suplente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos do Parlamento Europeu.

É autor do relatório da assembleia sobre a revisão de Schengen acordada em 2013. A migração na Europa, tema em foco nos últimos dias, será uma das questões em destaque nesta entrevista.

A eurodeputada Liliana Rodrigues é, entre outros cargos, membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do PE.

Nesta primeira emissão, a eurodeputada falará sobre “O empoderamento (empowerment) das jovens através da educação na União Europeia”.

 

Programa em direto (áudio e vídeo) em www.europhonica.eu / www.rua.pt / www.rum.pt

 

Próximos programas a partir do Parlamento Europeu (Estrasburgo):
28 de Outubro
25 de Novembro
16 de Dezembro
20 de Janeiro
02 de Fevereiro

Comentários

pub