Quer jantar sushi em casa mas não sabe como? A Sushi4Home tem a solução

Uma sushigirl e um sushiman, ambos jovens e algarvios, preparados para levar as delícias da gastronomia japonesa a casa de […]

sushi4home_1Uma sushigirl e um sushiman, ambos jovens e algarvios, preparados para levar as delícias da gastronomia japonesa a casa de qualquer um ou servi-las no espaço que abriram recentemente, em Portimão.

Estes são os ingredientes, inéditos no Algarve e em grande parte do país, do projeto Sushi4Home, que foi convidado da Beta Talk de Junho, a conversa mensal sobre empreendedorismo, em Portimão.

Eles são a Patrícia Serra, formada em Multimédia, que é a sushigirl, e o João Luís, técnico de audiovisuais, o sushiman. Conheceram-se quando ambos trabalhavam na Portimão TV, um projeto que fechou, mas entretanto passaram por outros trabalhos, a Patrícia na área comercial e de marketing, o João no Museu de Portimão.

Mas, confessaram, «isso não nos chegava». Em comum, partilhavam uma paixão pelo sushi, a que se iam dedicando nos tempos livres, em casa. E foi assim que começaram a preparar jantaradas para amigos, depois começaram a fazer pequenas entregas ao domicílio, a seguir responderam ao desafio de um amigo e começaram a fazer eventos de sushi num bar na Praia da Rocha, avançaram então para eventos em restaurantes variados…Em menos de nada, aquilo que era um hobby estava a tornar-se numa atividade séria, que lhes ocupava cada vez mais tempo. «Trabalhávamos muito com reservas, para conciliar com a nossa vida profissional e pessoal», contou João Luís.

Patrícia Serra e João Luís, da Sushi4Home, na Beta Talk de Junho, em Portimão
Patrícia Serra e João Luís, da Sushi4Home, na Beta Talk de Junho, em Portimão

João e Patrícia não têm nenhum curso na área da cozinha, são «totalmente autodidatas». «Vimos vídeos, experimentámos muito, pesquisámos, lemos muitos livros, fizemos algumas formações», contou Patrícia. «Daí que não nos consideremos chefs», acrescentou João.

Das suas pesquisas e experimentações, até já surgiu um rolinho de sushi algarvio, que leva coentros para dar um toque mediterrânico.

«Um dia, alguém disse-nos: “bom, bom era vocês irem lá a casa fazer o sushi. E foi assim que começou a nossa atividade de sushiman ou sushigirl ao domicílio», recordou Patrícia Serra.

De evento em evento, de jantar em jantar, Patrícia e João foram-se tornando conhecidos dos amantes deste tipo de comida japonesa. Mas sentiam que podiam ir mais longe. «A Patrícia sempre insistiu que devíamos abrir o nosso espaço», disse João. «É que havia quem nos dissesse: um dia vem alguém, rouba-vos a ideia e mete-a num espaço físico…e nós, que fomos os pioneiros, ficamos para trás», acrescentou Patrícia.

«Eu já estava muito cansado do meu trabalho no museu, que era sempre a mesma coisa, e comecei a achar que estávamos a perder uma grande oportunidade. No princípio do ano, fui fazer uma viagem e vim de lá decidido: “vamos abrir uma loja”», contou João.

E abrir a loja porquê? «Porque é um sítio onde as pessoas sabem que podem ir e nós estamos lá a preparar o sushi, fresquinho, acabadinho de fazer. Antes, as pessoas tinham que nos telefonar com antecedência, no dia anterior, a encomendar. Mas, às pessoas, apetece-lhes o sushi agora, não lhes apetece ontem ou amanhã. E tínhamos de dar resposta a isso», recordou Patrícia.

Foi assim que resolveram encontrar uma loja onde pudessem fazer e vender o seu sushi. A busca foi rápida e acabaram por decidir-se por uma loja já adaptada a servir comida, com as devidas licenças e equipamentos para o efeito – «nem imaginam a burocracia e as despesas necessárias se fôssemos começar tudo de novo…» -, situada num edifício na rotunda Salgueiro Maia, junto à EDP e à Escola Secundária Poeta António Aleixo (Liceu), em Portimão.

sushi4home_2O local nem é muito visível, uma vez que a entrada fica num dos lados do edifício, mas, como João e Patrícia já tinham uma boa carteira de clientes fiéis, as coisas têm corrido muito bem.

«O boca a boca e o Facebook têm sido os nossos principais meios de publicidade», revelou Patrícia Serra.

A loja da Sushi4Home abriu a 9 de Maio passado e tem sido um sucesso. Quem for buscar o sushi diretamente à loja tem um desconto de 10%. Uma caixa com 20 peças, feita na hora e com variedades diferentes, custa 13 euros (menos 10% na loja).

A Sushi4Home entrega ao domicílio, no concelho de Portimão, sem cobrar mais por isso. Mas entregam mais longe: Monchique, Albufeira, Ferreiras… e têm clientes que vêm dos concelhos vizinhos, nomeadamente de Lagoa ou Lagos.

Na loja, que tem mesas para os clientes utilizarem, se quiserem, mas não tem serviço de mesas, o duo promove também workshops, para ensinar aos interessados alguns dos segredos da arte milenar do sushi.

Mas porque até é bonito ver como os rolinhos de arroz japonês, com peixe cru, algas, ervas, frutas e outros segredos são feitos, a equipa do Sushi4Home continua a fazer domicílios – um almoço ou jantar de sushi em casa, com a comida a ser feita ali ao vivo, à frente de todos, fica por 20 euros por pessoa -, ou a fazer eventos em restaurantes.

Ainda neste fim de semana, o duo esteve em Faro, a fazer o catering de um casamento. Foram mais de 1000 peças de sushi preparadas na hora.

Por tudo isso, o João e a Patrícia não param. E até já vão recebendo convites para participar em eventos de street food, como um em Lagos e outro em Vilamoura, mas não sabem ainda se irão. Estiveram foi presentes no Lota Cool Market, pelo segundo ano consecutivo.

«Nós somos só dois e às vezes é uma loucura, para conseguirmos dar conta de tudo», admitem. De tal forma que, se as coisas continuarem a correr bem como até aqui, um dia destes terão de admitir um funcionário. «Às vezes já sentimos falta da ajuda de uma outra pessoa».

sushi4home_8«Nós nunca fomos donos de um negócio, muito menos na hotelaria. A Sushi4Home está a dar-nos muito trabalho, mas uma pessoa sente-se bem a fazer uma coisa de que gosta!», garantiu João.

«Neste momento, sinto-me realizada. Começámos isto em 2010, estamos em 2015 e conseguimos alcançar tudo isto em cinco anos!», salientou Patrícia.

E quanto à questão de o sushi não poder ser feito por uma mulher, como defendem os puristas? Patrícia diz que «são desculpas de quem não quer ver as coisas a mudarem», mas admite: «já olharam para mim com desdém».

João Luís, com uma gargalhada, resolve a questão: «uma das razões para não quererem as mulheres a fazer sushi é por causa da temperatura das mãos. Não sei como são as japonesas, mas as mulheres portuguesas têm sempre as mãos geladas, são cubinhos de gelo!». Ou seja: qual é mesmo o problema?

 

Sushi4Home
Serviços de take away, catering, live cooking, workshops, sushiman/girl em sua casa
Aceitam encomendas no dia: 962 684 293 | 963 191 528
Urb. Vila Rosa Lt 54 lj8, Portimão (junto à EDP)

 

Nota: a cobertura fotográfica da Beta Talk foi assegurada por professores e alunos do Núcleo Multimédia do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
As fotografias da Patrícia e do João na Sushi4Home são de Elisabete Rodrigues/Sul Informação

 

Comentários

pub