Lota Cool Market é «elogio à cultura e à inovação» na zona ribeirinha de Portimão

É um mercado de novo artesanato e design, temperado com muita street food e gourmet, e animado pela música d’Os […]

Lota Cool_Swetcherry PhotographyÉ um mercado de novo artesanato e design, temperado com muita street food e gourmet, e animado pela música d’Os Compotas e pelas DJs La Kedi e Miss Baila. Trata-se da 2ª edição do Lota Cool Market, que este sábado, dia 23 de Maio, entre as 16h00 e as 24h00 vai animar a a zona ribeirinha de Portimão e o edifício da antiga lota, inspirado este ano numa “Summer Roadtrip”.

Meia centena de expositores confirmaram a sua presença nesta segunda edição, na sua maioria jovens criadores portugueses com pequenas marcas e micro empresas de produtos originais, do novo artesanato ao design, passando por propostas de street food e gourmet e até na área da música funk e do entretenimento.

A seleção de produtos que compõem esta montra procura não só refletir as tendências do momento, mas também contribuir para recriar o ambiente pretendido, uma viagem com estrada, sol, rio, serra e mar, mas também recordar encontros, desencontros e reencontros.

Diana Condesso, a mentora do projeto, explicou ao Sul Informação que, no Lota Cool Market «não há produtos tradicionais, apenas reinterpretações do tradicional e criações próprias», de criadores e pequenas empresas do Algarve e de todo o país.

O mercado é, assim, «um elogio à cultura e à inovação, ao que é cool no momento, ao nosso Algarve, já que é um mercado verdadeiramente do Sul, ao pé do rio e em horário de sunset», acrescentou.

Na categoria do novo artesanato, não irão faltar produtos feitos à mão, muitos deles inspirados em técnicas tradicionais, embora com um toque de modernidade, seguindo cores e motivos contemporâneos, como é o caso da YOUNIC4you, que trará à lota sardinhas muito cool e coloridas, que podem servir de porta-chaves, ou de alfinetes dando um toque especial a uma peça de roupa.

gone fishing lota cool marketNeste campo também vão marcar presença as Contadeiras de Histórias, feitas a partir de desperdícios transformados em esculturas de papel e sempre com mensagens especiais, que têm histórias para contar.

Quase como uma viagem a um reino encantado são as coisas da Rosa Chock Boutique, que, com as suas tendas e cavalinhos de pau, transportarão para um universo de fantasia e sonhos.

O Design marca presença através de produtos de autor como o Bioco Tradition, um traje tradicional antigo do Algarve que viajou até ao presente, numa versão de alta costura.

E porque o mercado mais cool do sul gosta de elogiar o que é português, mas de uma forma inovadora, não poderiam faltar peças feitas em cortiça com a presença da Likecork, que utiliza esse material tão icónico em peças modernas de design.

Outra presença será o Repto, que é muito mais do que uma marca de roupa e que tem como máxima produzir produtos de alta qualidade, usando como base a poderosa e reconhecida industria têxtil portuguesa.

Além destas marcas, haverá muitas outras como Banana-Lima, Cartão Concept, AC Cores, Happy Brunete, Gone Fishing Tattoos, Blu-B, wishªcolor, Desfiarte, Verde Água, Ode6xe, 100Jeitos, Metro Bikes, DaAnna, Márcia Neto Jewelry, Mareterra, Papelaria Inédita, Mimos e Prendinhas, Alambre Exclusive Furniture, Crochet&Co, entre muitas outras propostas.

No que diz respeito à comida, são os projetos de street food que marcarão uma presença especial, trazendo até à zona ribeirinha a nova moda de carrinhas vintage a servir comida na rua, como a “Caipijoca’s”, que tanto brilhou e aqueceu na 1ª edição.

E com o tema das viagens, não podia mesmo faltar um autocarro que vende tostas de meio metro, a Rock n’Doll, ou os Aussie Burguers da Taberna Cool 33, uma novidade resultado de uma viagem.

Atenção ainda ao regresso do Amour Gourmet, com chocolates para nos aquecer os corações, ou o Rebuçadeiro, que este ano, além da doçaria tradicional reinventada, traz snacks de fruta, gomas e marshmellows caseiros.

LotaCool2_Sweetcherry photographyNeste campo, não podia faltar a Gin Sul, gin feito com limões de Odeceixe, um belo destino para uma Summer Roadtrip, ou a Dom Chique, que apresenta aqui, quase em primeira mão, um novo licor algarvio, de medronho e mel.

A categoria de entretenimento vem complementar e enriquecer o ambiente desta “viagem”, quer seja com a presença de uma caravana modo “Surf Trip” do Portimão Surf Clube, com técnicos e materiais que tentarão proporcionar exercícios que recriem a prática de surf, quer pela presença da Inovarte, de cariz criativo e dinamizador e que trará surpresas bem inspiradoras.

A este nível, também marcará presença o TukTuk elétrico, da Allgav TukTuk, que com um preço especial no dia do mercado levará a conhecer as zonas mais emblemáticas de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.

Além de muitos outros expositores com marcas portuguesas e com o tema das viagens que estarão presentes na zona ribeirinha, ser solidário é cool e esta edição volta a acolher o projeto Vela Solidária, com passeios de barcos.

Quem desejar contribuir com um donativo, qualquer que seja o valor, terá direito a um passeio pelo Rio Arade.

missa bailaNo que toca à música, o Lota Cool Market não é apenas um mercado, mas sim “O Mercado Mais Cool do Sul” e pretende-se que todos se divirtam, que fiquem por lá do início ao fim.

Este ano a aposta foi trazer uma banda, a banda mais groove da cidade de Portimão, que, por sua vez, também andou a fazer a sua própria roadtrip numa tour Europa fora: eles são os Compotas, que atuam entre as 20 e as 22h00.

A animação estará também a cargo de duas Djs: DJ La Kedi (18h00 às 20h00), com influências R&B, Soul, Hip Hop, Tripop e funk, e Dj Miss Baila (22h00 às 24h00), com influências de Africa – Funk – Soul – World Music – MPB – Latin.

Em suma, o Lota Cool Market pretende ser um local de promoção e divulgação de pequenos negócios, em especial produtos artesanais de qualidade, portugueses, muitas vezes apenas vendidos online.

Diana Condesso acrescenta que, apesar de não ter conseguido, como pretendia, «aumentar o número de marcas participantes», conseguiu «elevar o nível em relação ao ano passado, sobretudo promovendo uma nova dinâmica por parte dos participantes».

Assim, há participantes que têm uma dinâmica diferente de participação, promovendo eles próprios atividades, como é o caso do Portimão Surf Clube, que vai recriar uma surf trip e projetar fotos e vídeos, do Clube Bicross, que fará uma apresentação da modalidade, da Inovarte, que vai criar um grande objeto para o qual vai precisar da ajuda das pessoas, ou ainda da Rosa Choque, que terá as suas tendinhas para as crianças, com uma animadora.

lota cool market_2«Pedi a todos que tomassem muita atenção à maneira como se apresentam no Lota Cool Market», garante Diana Condesso. «Mas o resultado até para mim será surpresa». Só amanhã ela e todos os visitantes deste mercado à beira do rio Arade ficarão a saber o que lhes reservam as marcas e criadores.

E não se admire se, lá pelo meio, se cruzar com muitos, mesmo muitos fotógrafos. É que, além de o mercado convidar ao registo em fotografia, pela cor e inovação dos seus produtos, este sábado é também dia de Corrida Fotográfica de Portimão, e os concorrentes não deixarão escapar a oportunidade de aqui registar, quem sabe, uma imagem a ser premiada.

A ideia de Diana Condesso conta mais uma vez com a organização da Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva e o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e do Museu de Portimão.

Depois do grande sucesso da edição anterior, pretende mostrar mais uma vez o conceito de Mercado Pop-Up ao ar livre que reúne propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas.

Em horário “sunset”, das 16h00 às 24h00, o Lota Cool Market é de entrada livre, contando com a parceria do Sul Informação ao nível de media, para além dos apoios da Etic- Algarve, Sweet Cherry- photography, Pedras Salgadas e da FUSECoders .

Comentários

pub