Algarve Design Meeting volta a iluminar a Sé de Faro com videomapping

As muitas facetas do design vão voltar a ser focadas, em mais uma edição do Algarve Design Meeting, que irá […]

Videomapping na Sé de Faro_4 Algarve Design MeetingAs muitas facetas do design vão voltar a ser focadas, em mais uma edição do Algarve Design Meeting, que irá decorrer nos dias 25, 29 e 30 de Maio, em Faro e Loulé.

O  festival de videomapping, que decorrerá no Largo da Sé, em Faro, promete ser um ponto alto, mas haverá muito mais que ver e fazer, nomeadamente exposições, seminários e workshop.

Apesar de se manter a mesma estrutura, a quinta edição desta iniciativa, organizada pelo departamento de Comunicação, Artes e Design da Universidade do Algarve-ESEC e a AND – Associação Nacional de Designers, contará com algumas evoluções. Uma delas é a atribuição de um prémio ao melhor trabalho de videomapping que for exibido.

Na Igreja da Sé, em Faro, serão projetados trabalhos feitos por alunos do curso de Design de Comunicação e Imagem Animada da Universidade do Algarve-ESEC e pelos alunos da Faculdade de Comunicação e Multimédia, da Universidade de Tomas Bata, da República Checa.

«Este festival de videomapping é muito importante, apesar de hoje em dia haver muitos eventos nesta área. Mas o nosso mostra, exclusivamente, trabalhos de estudantes, que não são projetos comerciais ou encomendados, mas sim fruto de investigação. Penso que isso é único em Portugal», disse o coordenador geral do Algarve Desing Meeting António Lacerda, em declarações ao Sul Informação.

Esta mostra de videomapping acaba por ser a iniciativa que mais evidencia o caráter aberto do evento. Apesar de dedicado a uma área específica, este encontro é feito a pensar «em toda a população». «Estão todos convidados a participar, é sempre importante reforçar que o Algarve Design Meeting é aberto a toda a gente», lembrou António Lacerda.

Ou seja, é um encontro que a Universidade do Algarve, da qual António Lacerda é docente, e a AND, associação a que preside, promovem com a população.

 

Algarve Design Meeting cresceu “para o lado”

CARTAZ_Design Meeting 2015A “extensão” deste encontro ao concelho vizinho é outra das novidades da edição de 2015, assim como a inclusão de mais espaços do concelho de Faro, que acolhe o encontro desde o seu lançamento.

«Este ano também vamos estar em Loulé. Aliás, é lá que o Algarve Design Meeting começa, no dia 25. Teremos um primeiro seminário, no Museu Municipal de Loulé e, depois, a inauguração da exposição dos trabalhos da 1ª Edição do Mestrado em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura da Universidade do Algarve – ESEC», revelou António Lacerda.

Esta exposição, a decorrer no Museu de Loulé, estará patente entre 29 de Maio a 31 de Junho, à semelhança do que acontecerá com as que serão inauguradas em vários espaços de Faro, nomeadamente o Museu de Faro, a Tertúlia Algarvia, a FNAC-Faro, a Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, o bar O Castelo e o Cidade Velha Bar.

Nestes últimos casos, serão mostrado trabalhos dos alunos finalistas do curso de Design de Comunicação, Imagem Animada.

Alguns destes locais também irão acolher outras iniciativas do evento. Em Faro, nos dias 29 e 30 de Maio, haverá seminários no Museu Municipal e workshops, que se irão espalhar pelos diferentes espaços que se associam ao Algarve Design Meeting, situados na Vila-adentro da capital algarvia.

No Museu de Faro, a par dos seminários, que irão juntar vários oradores nacionais e internacionais, que irão partilhar as suas experiências e apresentar os seus projetos, haverá uma zona de exposição «dedicado à apresentação de produtos ou serviços, que têm de algum modo procurado novas formas de expressão ou que têm contribuído para o desenvolvimento destas áreas».

O objetivo do Algarve Design Meeting de 2015, que conta com o Sul Informação como media partner, é, como sempre, continuar a promover a importância do design de comunicação e dos audiovisuais, como áreas de intervenção estratégicas e fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico.

 

Programa:

Seminários:

Museu Municipal de Loulé
25 de Maio – 18 horas – 20 horas

Museu Municipal de Faro
29 e 30 de Maio – 10 horas – 18 horas

Workshops:
Tertúlia Algarvia – Museu Municipal de Faro – O Castelo – Cidade Velha Bar
29 e 30 de Maio – 09 horas – 17 horas
Formadores: Nuno Ramos – Sandra Santos – Alexandra Santos – Andreia Pintassilgo – Vasco Célio

Exposições:
Museu Municipal de Faro – Museu Municipal de Loulé – Tertúlia Algarvia
FNAC-Faro – UAlg-ESEC – O Castelo – Cidade Velha Bar
29 de Maio a 31 de Junho

Mostra:
Claustros do Museu Municipal de Faro 29 e 30 de Maio – 10 horas – 18 horas
Entidades participantes – Al – Gharb; Sardinha Fresh Souvenirs; Ferox, Octávio – Projeto TASA; AND – Associação Nacional de Designers; Faro Avenida, e Vitrinemedia

Videomapping:
Igreja da Sé
30 de Maio – 22h30

Festa de Encerramento:
O Castelo – Cidade Velha – Bar
30 de Maio – 23h30

Comentários

pub