População de Monchique sensibilizada para ter cuidado com as queimadas

Monchique vai acolher diversas ações de formação/sensibilização sob o tema das queimadas de sobrantes de exploração florestal e agrícola, no […]

IncendioMonchique vai acolher diversas ações de formação/sensibilização sob o tema das queimadas de sobrantes de exploração florestal e agrícola, no âmbito do projeto Floresta Segura 2015.

Ao todo, estão previstas quatro sessões em diferentes pontos do concelho, onde se transmitirão conhecimentos que evitem comportamentos de risco durante as queimadas, que podem despoletar a ignição de incêndios florestais. A primeira é já na próxima  terça-feira, na Junta de Freguesia de Monchique.

As ações de sensibilização vão ser promovidas pela Câmara de Monchique, em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros, o Grupo Portucel Soporcel, as juntas de freguesia, a GNR (SEPNA/GIPS), o ICNF e a corporação de Bombeiros de Monchique.

O grande objetivo do projeto «é alterar comportamentos através da sensibilização da população para executar medidas de prevenção adequadas e transmitir conhecimentos básicos que melhorem as práticas tradicionais do uso do fogo para eliminação de sobrantes agrícolas».

«A ação de formação desenvolve-se em dois momentos, um em contexto de sala com a intervenção das entidades parceiras, e outro prático em espaço rural/florestal com a realização de uma queima», descreveu a autarquia monchiquense.

Os destinatários da sensibilização são a população residente com especial enfoque nos agricultores e produtores florestais, utilizadores do interface urbano/florestal e caçadores.

 

Calendário das ações de formação/sensibilização:

– 21 de abril, às 10 horas em Monchique, na Junta de Freguesia;

– 22 de abril, às 10 horas em Casais, no Espaço Multiusos (antigo edifício da ludoteca);

– 26 de abril, às 14h30 em Marmelete;

– 10 de maio, às 15h00 em Alferce.

Comentários

pub