Universidade do Algarve abre-se aos alunos do Mundo no seu Dia Internacional

A Universidade do Algarve acolhe todos os anos centenas de estudantes internacionais, de mais de 50 nacionalidades. Para ajudar estes […]

erasmus_2A Universidade do Algarve acolhe todos os anos centenas de estudantes internacionais, de mais de 50 nacionalidades. Para ajudar estes alunos na sua integração, vai realizar-se, às 14h00 do dia 17 de setembro, o International Day, que terá lugar no Anfiteatro Teresa Gamito (Edif. 1), no Campus de Gambelas, dirigido a toda a comunidade académica.

Neste dia, alunos de várias nacionalidades vão dar a conhecer os seus países e partilhar algumas das suas experiências. Também será entregue o prémio ao melhor grupo de estudantes que participou no photo paper, realizado no passado dia 5 de setembro, no decorrer da Orientation Week, que lhes deu a conhecer Faro e a região.

O programa contempla ainda uma exposição, intitulada “A Universidade e o Mundo”, com objetos típicos e posters feitos pelos alunos, com inauguração marcada para as 17h30, na Biblioteca de Gambelas.

A UAlg recebe, só neste 1º semestre, estudantes vindos de nacionalidades como: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Irão, Iraque, Iémen, Paraguai, Brasil, Perú, Filipinas, México, Sérvia, Índia, Alemanha, Paquistão, Guatemala, EUA, Holanda, Turquia, Letónia, França, Equador, China, Bangladesh, Espanha, Etiópia, Portugal, Chipre, Bélgica, Canadá, Irlanda, Finlândia, Camarões, Nepal, Bósnia e Herzegovina, Malásia, Ruanda, Egito, Qatar, Noruega, Argentina, Quénia, Fidji, Cabo Verde, Angola, Colômbia, Indonésia, Cazaquistão, Tunísia, Lituânia, Eslovénia, Eslováquia, Roménia, República Checa, Grécia, Polónia, Itália, Dinamarca e Reino Unido.

Porque a internacionalização é encarada como um «eixo estratégico», a UAlg aposta cada vez mais na mobilidade de estudantes, docentes e investigadores.

São exemplo disso, o Erasmus+ (2014-2020) e os protocolos de cooperação, que proporcionam a oportunidade de estudar/trabalhar fora do país, acedendo a novas oportunidades e diversificando as suas experiências. É pioneira na oferta e coordenação de projetos de mobilidade em Portugal, em particular no programa Erasmus Mundus, que disponibiliza mestrados e doutoramentos em parceria com um alargado número de instituições de ensino superior.

O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) já havia dado as boas-vindas aos alunos internacionais, numa semana de integração, que decorreu de 1 a 5 de setembro, onde foram organizadas sessões sobre a língua e cultura portuguesas e várias visitas para conhecerem a região.

Comentários

pub