Já há máquinas a trabalhar na obra da Variante Norte a Faro (com fotos)

As máquinas voltaram a trabalhar na obra da Variante Norte a Faro. Mais de dois anos depois da interrupção da […]

Obras Recomeçaram na Variante Norte de Faro_4As máquinas voltaram a trabalhar na obra da Variante Norte a Faro. Mais de dois anos depois da interrupção da intervenção, inserida na obra de requalificação da EN 125, os trabalhos reiniciaram e, desejavelmente, só param quando a empreitada estiver concluída, o que deverá acontecer até «ao final do 1º trimestre de 2015».

Uma comitiva da Câmara de Faro, acompanhada pelo deputado eleito pelo Algarve Cristóvão Norte e jornalistas, visitou a obra esta terça-feira à tarde. Na zona em que a futura Variante cruza com a Estrada da Penha, estavam já máquinas e homens a trabalhar.

Os 903 dias de paragem da obra são visiveis, quer nas estruturas que começaram a ser feitas e foram, entretanto, deixadas a meio, quer no asfalto que já tinha sido colocado e nos taludes. Até deu tempo para que algumas árvores mais destemidas crescessem, por entre paredes de betão e armações de metal. As primeiras intervenções estão, de resto, mais ligadas a limpezas e reforço de alguns taludes.

Esta tarde, apenas estavam no terreno duas máquinas e quatro homens, mas há mais a caminho, garantiu o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.

Obras Recomeçaram na Variante Norte de Faro_06«Hoje, e até ao final da semana, ainda vão chegar mais máquinas. Espero que dentro uma semana, se esteja aqui a trabalhar em força, com mais de 50 homens e as respetivas máquinas, para ver se no início de 2015 a obra está, efetivamente, acabada», disse.

A primeira zona que será intervencionada é aquela que foi hoje visitada pela comitiva, de modo a que a estrada que liga a cidade à Conceição de Faro volte a estar transitável o mais depressa possível. «Eles estão, neste momentoa  trabalhar nesta área, para que a Estrada da Penha possa ser aberta o mais depressa possível. Vão dar prioridade a este troço, algo que nós pedimos e espero que dentro de três meses a estrada esteja  de novo aberta», explicou Rogério Bacalhau.

Em julho, a Estradas de Portugal anunicou que a obra iria começar no iníico de agosto, mas só no último terço do mês é que há algo de novo na Variante. «Isso teve a ver com a preparação dos trabalhos, que permitem estar aqui hoje com máquinas. É evidente que não começou hoje. O que interessa é que já está no terreno», acrescentou o edil.

Veja as fotos:

Comentários

pub