Miguel Martinho comenta 18º lugar no Mundial de Formula Windsurfing

O algarvio Miguel Martinho concluiu o Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2014 na 18ª posição da classificação geral. A […]

O algarvio Miguel Martinho concluiu o Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2014 na 18ª posição da classificação geral. A prova foi disputada entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio, ao largo da Praia da Vitória, Ilha Terceira (Açores), por meia centena de competidores.

O atleta do Clube Naval de Portimão aspirava alcançar o top 10 mundial nos Açores, mas dois azares durante a prova e a falta de ritmo de treino deixaram o atleta aquém da expectativa, apesar de estar satisfeito com a sua prestação. “Fiz regatas muito boas. Foi melhor o andamento que o resultado final”, disse Miguel Martinho, ao Sul Informação.

Miguel Martinho é campeão português e europeu em título de Formula Windsurfing. O atleta foi 21º na geral, 3º na categoria Peso Leve no Mundial de Formula Windsurfing 2013. Este ano foi 18º na geral e 2º na categoria.

O atleta algarvio foi o melhor português em prova, seguido de Bruno Bertholo (28º) e do também algarvio Vasco Chaveca (31º). Destaque para a portuguesa Margarida Gil Morais, que foi a melhor mulher neste Mundial, 36ª na classificação geral.

“Foi o melhor Mundial que já fiz. As minhas regatas foram muito boas. Consegui um quinto lugar numa regata e em todas as regatas chegava entre os cinco primeiros à primeira bóia, mas depois morria sob a pressão da popa”, explicou Miguel Martinho.

O atleta algarvio diz mesmo que ficou surpreendido com o seu bom andamento, mas já sabia que a falta de treino adequado seria um obstáculo, sobretudo, para aguentar a pressão do vento forte de popa.

“Faltou-me ritmo. Sou um atleta de alta competição com treino amador e o físico tem de aguentar as provas até ao fim”.

Miguel Martinho, 38 anos de idade, venceu todas as regatas, em todas as provas de Formula Windsurfing que disputou esta época em Portugal. O seu andamento também quase não tem rival em Espanha, mas isso significa que não tem parceiros de treino que puxem por ele. “Sozinho, não dá”, lamenta o atleta. “Para estar ao nível dos atletas de topo mundial, tenho de treinar com eles”, conclui Miguel Martinho.

Além das limitações por falta de treino adequado, o atleta teve dois percalços durante a prova: uma largada falsa numa regata que concluiu em 7º (e foi desclassificado) e uma regata falhada por falta de comparência após ter tido um problema de equipamento (partiu uma régua). Miguel Martinho não só perdeu um 7º lugar, como teve de usar essas duas regatas nos três descartes autorizados, o que não lhe deu margem para alcançar vantagens.

“Essas duas regatas pesaram uns 40 pontos. Se tivesse podido descartar outros resultados, talvez tivesse acabado em 11º ou 10º”, explicou Miguel Martinho.

O Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2014 teve três dias efetivos de prova com 12 regatas disputadas no total e momentos de vento forte, com velocidade superior a 30 knots. Não houve vento no primeiro e no último dia.

O campeonato teve um desfecho dramático, já que no final do penúltimo dia estava tudo por decidir: primeiro e segundo estavam separados por um ponto e o terceiro classificado seguia a seis pontos do líder. Seria um último dia de batalha intensa na água, mas não houve vento e não se realizou qualquer regata.

O britânico Ross Williams sagrou-se campeão do Mundo (foi o seu segundo título mundial), o australiano Stephen Allen foi medalha de prata e o argentino Gonzalo Hoevel terminou em terceiro lugar.

Miguel Martinho está inspirado pelo andamento que conseguiu ter nos Açores e mostra-se confiante para a série de provas internacionais de Formula Windsurfing que tem planeadas nos próximos meses: Campeonato do Mundo de Masters (Itália, Junho), Campeonato da Europa (Croácia, Setembro) e Campeonato de Espanha (Cadiz, Outubro). O atleta algarvio já foi várias vezes campeão espanhol. Em 2012 foi segundo classificado e no ano passado terminou em terceiro. “Este ano é para ganhar”, avisa o algarvio.

 

Comentários

pub