Clubes aceitam Farense na Pista de Atletismo depois de ajustes ao protocolo

A Associação de Atletismo do Algarve(AAA) e os clubes que utilizam a Pista de Atletismo da capital algarvia deram o […]

A Associação de Atletismo do Algarve(AAA) e os clubes que utilizam a Pista de Atletismo da capital algarvia deram o seu aval, ainda que com algumas reservas, ao protocolo que a autarquia se prepara para assinar com o Sporting Clube Farense, que visa a utilização daquela infraestrutura pelas equipas de futebol do clube.

Na passada semana, a AAA tomou uma posição pública a criticar a intenção da Câmara em avançar para a assinatura de um protocolo com o Farense, sem ouvir e articular a medida com os clubes que já utilizam a Pista de Atletismo há muito. Também questionavam o facto de a autarquia aceitar fazer um protocolo com o Farense, quando nunca se mostrou disponível para o fazer com outros clubes ou associações.

Um protocolo que chegou a estar na ordem do dia da Reunião da Câmara de Faro da passada quinta-feira, mas que acabou por ser retirado. Esta quinta-feira, o documento vai mesmo ser colocado a votação, já depois de ouvidos os seus críticos.

Depois de uma longa reunião, que decorreu na passada sexta-feira à noite, entre o vice-presidente da Câmara Paulo Santos e representantes dos utilizadores atuais daquela infraestrutura, foi alterado o texto do protocolo, de modo a tranquilizar os que vêm usando a pista e assgurar que o acordo com o maior clube da cidade não irá interferir com a sua atividade.

Segundo revelaram ao Sul Informação tanto Paulo Santos como o vice-presidente da AAA José Luís, as mudanças prendem-se com a diminuição do horário de utilização destinado ao Farense em uma hora, passando agora a ser das 9 às 17 horas, em vez das 18 horas antes previstas e a retirada de uma frase que tinha a ver com a utilização do espaço ao fim-de-semana.

Paulo Santos recusou sempre não ter avisado todos os clubes da intenção de deixar o Farense utilizar a Pista de Atletismo e que nunca houve contestação. A prova, considera, são as poucas mudanças operadas à proposta de protocolo.

Já José Luís, explicou que a exigência dos clubes em diminuir o horário de utilização da pista pelo Farense em uma hora está ligado a questões logísticas. «Desta forma, há uma hora para fazer a transição. Às 18 horas é quando começam a treinar a maioria dos atletas e, desta forma, há tempo para arrumar o material e banhos», resumiu.

Por outro lado, os clubes quiseram retirar uma cláusula que falava da utilização da pista ao fim-de-semana, por parte do Farense. Assim continua a vigorar a atual regra, em que quem quer utilizar a pista ao sábado e domingo submete um pedido à autarquia.

Uma questão que ficou no ar desde a carta aberta enviada pela AAA foi o mal-estar por a autarquia ter aceite fazer um protocolo com o Farense e nunca o ter feito com clubes ou com a associação.

Uma questão que está ligada a outro ponto do acordo entre a Câmara e o Farense, justificou Paulo Santos. O Farense compromete-se, à luz do protocolo, a investir cerca de 50 mil euros na colocação de um novo relvado. «Este protocolo, que tem uma vigência de 10 anos, é uma salvaguarda do investimento que vão fazer», disse o autarca.

Isto não significa, porém, que a gestão da pista de atletismo passe para as mãos do Farense, que será apenas mais um clube utilizador da infraestrutura camarária, garantiu Paulo Santos.

A colocação do relvado é a parte que mais dúvidas levanta aos clubes e à associação de atletismo. «Não sabemos quando o Farense planeia fazer as obras. Há provas do campeonato regional e nacional agendadas», avisou. José Luís antecipa que obras desta natureza obriguem ao fecho temporário da pista.

Já Paulo Santos, garantiu ao nosso jornal que a atividade dos demais clubes que usam a Pista de Atletismo de Faro não será condicionada pela chegada do Farense. O relvado será para todos e o recém-chegado (e investidor) está avisado que haverá uma zona de desgaste maior no relvado, «fruto dos lançamentos de dardo e do disco».

Comentários

pub