Almodôvar inaugura Fórum Cultural que integra Museu de Arte Sacra

O Fórum Cultural de Almodôvar, instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição, numa obra que custou 2,2 milhões […]

O Fórum Cultural de Almodôvar, instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição, numa obra que custou 2,2 milhões de euros, vai ser inaugurado amanhã, dia 14 de setembro, às 18h00.

A cerimónia oficial de inauguração da estrutura contará com a presença do Bispo de Beja, D. António Vitalino Fernandes Dantas.

A par da inauguração, será assinado um protocolo entre a Diocese de Beja e a Câmara Municipal de Almodôvar no âmbito da Requalificação do Património Religioso.

Edifício de cariz religioso, o Convento de Nossa Senhora da Conceição entrou rapidamente em declínio com a extinção das ordens religiosas, em meados do século XIX.

Sucessivamente ocupado por instituições públicas, escolas, associações particulares, entre outras, o seu estado de degradação aumentou ao longo do século XX.

Recentemente, e no âmbito da renovação que tem operado em toda a área envolvente, o Município de Almodôvar decidiu intervir no imóvel, resgatando-o da deterioração que ameaçava toda a sua estrutura.

O projeto de remodelação estabelecido pretendeu transformar o antigo convento no Fórum Cultural de Almodôvar, uma estrutura que compreende, entre outras valências, um Museu de Arte Sacra, Receção e Loja, Cafetaria e Esplanada, Salas para Oficinas de Música e Artes Plásticas e várias Salas Polivalentes, todos eles já adaptados às necessidades de indivíduos com mobilidade reduzida.

Programa:
17h30 – Receção aos convidados
18h00 – Cerimónia de Inauguração e Assinatura do Protocolo entre a Diocese de Beja e a Câmara Municipal de Almodôvar
18h30 – Visita e Bênção do Convento
19h00 – Beberete

Comentários

pub