Lagoa: Convento de S. José vai ter nova receção, loja e entrada após obras

O espaço do Convento de S. José, onde durante 41 anos funcionaram todos os serviços da Junta de Freguesia de […]

O espaço do Convento de S. José, onde durante 41 anos funcionaram todos os serviços da Junta de Freguesia de Lagoa, está a ser reabilitado pela Câmara de Lagoa, passando a funcionar como mais uma ala daquele equipamento cultural, anunciou a autarquia.

As obras de intervenção, recuperação e adaptação estão orçadas em perto de 60 mil euros, investimento suportado pelo orçamento da Câmara de Lagoa.

A intervenção tem como objetivo transformar a ala num espaço sócio-cultural em harmonia com todo o edifício, permitindo o seu pleno uso, nomeadamente para nela se localizar a nova receção e loja do Convento, a entrada principal do equipamento, assim como o acesso direto ao claustro, à Capela de S. José e às restantes áreas de interesse do edifício.

Com esta intervenção, a “roda dos expostos”, peça carismática deste Convento, que durante largos anos esteve “escondida” dos olhares dos visitantes – estava localizada no gabinete da presidência da Junta – voltará a ocupar o seu lugar de destaque, mostrando-se como parte integrante de um mosteiro de elevado interesse cultural e humanitário na história do Concelho de Lagoa. Era nessa “roda dos expostos”que eram deixados os recém-nascidos cujas mães mostravam incapacidade material para os manter e criar.

Comentários

pub