Livro «Penas, o investigador» alerta para destruição de habitats nas margens dos rios

A Escola de Mar, em boa hora, decidiu editar uma nova coleção para a sensibilização e educação das novas mentalidades […]

A Escola de Mar, em boa hora, decidiu editar uma nova coleção para a sensibilização e educação das novas mentalidades das crianças portuguesas sob o título “Paleta Azul”. O primeiro livro da coleção, “Penas, o Investigador”, da autoria de Sofia Quaresma, com ilustrações de André Lopes, está agora à venda.

A história é uma fábula centrada na necessidade cada vez mais urgente da conservação do meio ambiente; neste caso devido às dramáticas alterações do habitat das espécies animais que vivem nos rios e suas margens, provocadas pela poluição industrial.

Os adultos esquecem-se frequentemente de si próprios, das suas prioridades e também do dever de formar e/ou informar os mais jovens com quem partilham a vida. A Sofia Quaresma, enquanto bióloga e funcionária duma autarquia na área do ambiente, sentiu-se tentada a colmatar esta lacuna e a dar forma a um projeto de escrita para crianças cujo primeiro fruto veio agora a público.

Os desenhos de André Lopes, figurativos de boa qualidade e beleza, ajudam à compreensão da mensagem pelos mais jovens, quando em dificuldades de leitura.

Os melhores críticos duma história infantil são as próprias crianças. Contudo, a avaliar pela eficácia do produto final realizado, antevejo que o talento da Sofia irá ser bem sucedido e atingirá com êxito o objetivo a que se propôs. Assim a felicito e incentivo a continuar e exorto a Escola de Mar a dar continuidade a este belo projeto com o alto padrão de qualidade que é seu apanágio.

 

Autor: Armando Taborda (escritor)

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub