Exposição sobre a guitarra portuguesa marca 4º aniversário do Museu de Portimão (atualizada)

A abertura da exposição “A Guitarra Portuguesa”, bem como a mostra de fotografia “Juízo Final”, às 17h30, são dois dos […]

A abertura da exposição “A Guitarra Portuguesa”, bem como a mostra de fotografia “Juízo Final”, às 17h30, são dois dos pontos altos do 4º aniversário do Museu de Portimão, no dia 12 de maio. Nos seus quatro anos de vida, este Museu já ultrapassou os 250 mil visitantes.

A exposição sobre a guitarra portuguesa proporcionará a oportunidade de se conhecer as origens do instrumento, os seus construtores, as suas formas, modelos e tendências, cujo som característico tirado das suas 12 cordas foi um dos principais motivos para que o fado, considerado a canção nacional portuguesa, tenha sido consagrado como Património Imaterial da Humanidade.

Muito para lá da sua particular e intensa utilização no fado, a guitarra portuguesa possui uma singular individualidade que vai para além dos limites estilísticos da canção nacional, graças à obra de autores como Carlos Paredes ou Pedro Caldeira Cabral.

Remontam ao século XVI as primeiras referências à cítara europeia, cordofone que acabará por dar origem à guitarra portuguesa como a conhecemos e que no início do século XIX era um instrumento associado às classes mais pobres, passando a afirmar-se junto da burguesia no final desse período.

Na primeira metade do século XX, os mestres construtores e os guitarristas realizaram em conjunto um trabalho que transformou a guitarra como é hoje reconhecida e que se divide em três modelos, de acordo com os locais da sua maior utilização: Lisboa, Coimbra e Porto.

Tudo isto e muito mais pode ser apreciado nesta mostra, patente até 30 de setembro, em que os protagonistas são a guitarra portuguesa e os seus construtores, dos quais se destacam os nomes de Álvaro da Silveira e das famílias Grácio e Cardoso, sendo devidos um agradecimento especial ao colecionador José Paulo Costa e ao Museu do Fado.

 

Portimão e fotografia em destaque

 

O dia 12 de maio é também a data da realização da 12ª Corrida Fotográfica de Portimão, o mais importante certame do género a sul do Tejo, no qual os concorrentes têm o ensejo de descobrir o espaço geográfico do município, através de um renovado e atualizado olhar pelos aspetos do seu património cultural e natural, suas gentes, atividades e vivências.

 

Sábado em Família mais doce

 

Por fim, entre as 15h00 e as 17h30 do dia de aniversário, e num ambiente festivo, o doce fino será a matéria-prima escolhida para desafiar a criatividade de pequenos e graúdos na construção de formas e figuras ligadas à história do Museu, no âmbito de mais um Sábado em Família.

Ainda integrado no seu 4º aniversário, o Museu de Portimão assinala a 18 de maio o Dia internacional dos Museus, abrindo gratuitamente as portas ao público.

O Museu de Portimão funciona às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo entre as 10h00 e as 18h00, encerrando às segundas-feiras.

 

Atualizada às 8h41 de dia 7 de maio, retirando a referência à exposição “Juízo Final”, cuja inauguração foi adiada para dia 16 de junho.

Comentários

pub