Governo prepara plano para evitar que problemas no pagamento de portagens na A22 se repitam

O Governo está a fazer tudo para evitar que as filas nos terminais de pagamento de portagens na A22, que […]

O Governo está a fazer tudo para evitar que as filas nos terminais de pagamento de portagens na A22, que deixaram muitos turistas espanhóis à espera para entrar em Portugal no fim-de-semana de Páscoa, se repitam no verão.

É esta a garantia dada por Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo que, à margem da sua visita oficial a Monchique esta sexta-feira, apontou o final do mês de abril como prazo para a conclusão de um plano que possa evitar problemas como o do passado fim-de-semana.

No final de um jantar-debate sobre turismo de saúde e natureza realizado no Longevity Wellness Resort Monchique onde marcaram presença autarcas, deputados e operadores turísticos algarvios, Cecília Meireles adiantou ao Sul Informação que «em relação às portagens, o Governo está a fazer tudo para garantir que não se voltam a repetir problemas como os que existiram no passado fim-de-semana».

A governante explicou que será feita uma «grande campanha, sobretudo junto dos turistas espanhóis, para que eles percebam que há formas de pagamento de portagens rápidas, fáceis e acessíveis. Será possível fazer pagamento na internet, no site dos CTT, através de cartão de crédito, bastando o registo da matrícula sem ser preciso a deslocação a nenhum sítio nem aquisição de dispositivo. Há ainda o objetivo também de tornar este site mais amigo do turista, sobretudo do turista espanhol».

Para além da internet, as alterações que o Governo pretende implementar, também serão visíveis nos pontos de venda de títulos de portagem junto à fronteira. «Há também a intenção de fazer um reforço quer de terminais de pagamento automático, quer de recursos humanos que expliquem a sua utilização para aqueles turistas que não possam ou não queiram fazê-lo na internet», disse Cecília Meireles.

Todas estas medidas serão inseridas num plano que, segundo a secretária de Estado do Turismo, estará pronto até final de Abril. «Neste momento, as equipas do Turismo de Portugal e das Estradas de Portugal estão a trabalhar para que, até final deste mês, tenhamos um plano muito concreto e operacional de como se pode por isto em prática para que, no verão, tudo esteja em andamento e não haja qualquer tipo de problema».

Cecília Meireles, que já se reuniu com a Confederação de Turismo de Portugal e com a AHETA, disse ainda estar «disponível para reunir com todas as associações que queiram apresentar soluções para resolver o problema».

O jantar-debate no Longevity Wellness Resort, que contou com a presença dos deputados algarvios Mendes Bota (PSD), Artur Rêgo (CDS), do presidentes da Câmara de Monchique, Rui André, e do Turismo do Algarve, António Pina, bem como hoteleiros e empresários da região, culminou uma longa jornada da secretária de Estado naquele concelho algarvio.

Comentários

pub