Festival de Contos leva o sonho às crianças das escolas de Portimão (com fotos)

«Estou a adorar, as crianças estão super animadas e os contadores de histórias muito contentes com a reação». Foi desta […]

«Estou a adorar, as crianças estão super animadas e os contadores de histórias muito contentes com a reação». Foi desta forma que Inês de Almeida, aluna do 11ºG do Curso Técnico de Organização de Eventos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, resumiu o sucesso do 1º Festival de Contos para a Infância.

O Festival, que está a decorrer até dia 7 de maio, destina-se a alunos dos Jardins de Infância e do 1º ciclo de Portimão.

O Sul Informação acompanhou a apresentação da peça de teatro de marionetas «Uma Noite», por Carla Travessa, Carla Paixão e Fátima Mártires, professoras da Escola EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco, na EB1 da Pedra Mourinha. Como disse Madalena Marçal, da direção desta escola básica, «recordando o velho ditado, se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé». E assim, como as crianças da EB1 não conseguiram transporte para se deslocarem ao auditório da Secundária Teixeira Gomes, as artistas e a turma dos organizadores deslocou-se à escola da Pedra Mourinha.

Ao todo, nesta escola assistiram ao espetáculo que junta a história de Xerazade, de Aladim, do Génio da Lâmpada e de Ali Babá e os 40 Ladrões, mais de uma centena de crianças que vibraram com a forma mágica como estes contos foram apresentados. Riram-se, gritaram de medo ou de alegria, responderam às questões colocadas pelas três contadoras da história.

«O importante é que as crianças gostam muito!», comentou, orgulhoso do sucesso do Festival de Contos, outro dos alunos da turma do 11ºG, o Alexandru. Outra colega sua, a Ana, por seu lado, salientou a importância da «ligação entre todos».

A professora Helena Tapadinhas, que, em conjunto com a turma, ajudou a organizar este Festival de Contos, explicou ao Sul Informação que o objetivo é «levar o sonho às escolas!». «Queremos envolver as escolas do 1º Ciclo e os Jardins de Infância em torno do conto e do teatro para a infância, pegando nas mais valias locais – de Portimão e não só».

De facto, o Festival é promovido pelo 11ºG do curso de Organização de Eventos, mas participam também, como contadoras de histórias, as alunas do 11ºA e 11ºB dos Cursos de Apoio à Infância, igualmente da Secundária Teixeira Gomes, ou as professoras Carla Travessa, Carla Paixão e Fátima Mártires, da EB D. Martinho Castelo Branco, a professora Paula Faria da EB23 Eng.º Nuno Mergulhão, e ainda Alexandra Tavares e Zezinha Carocinho, respetivamente das Bibliotecas Municipais de Portimão e de São Brás de Alportel. «Há escolas a fazer e escolas a ver», sublinha Helena Tapadinhas.

Esta professora foi, durante anos, a responsável pelo Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA), que este ano letivo foi cancelado, tem estado ligada ao teatro e é autora dos «Contos do Mago», livro com 10 contos que serviu de base ao último ciclo do PREAA e que agora voltam a servir de base a este Festival.

«A ideia deste evento é colocar estes alunos, que são futuros profissionais da Organização de Eventos, a realizar atividades no âmbito da sua especialidade, testando o que aprendem na escola na prática. Os cursos profissionais têm essa vertente prática, por isso os alunos têm que trabalhar, têm que se confrontar com as dificuldades de organizar um evento», explicou ainda.

Por outro lado, «sendo Portimão uma cidade de eventos por excelência, estou convicta de que eles terão, no futuro, muitas oportunidades para demonstrar o seu valor, profissionalmente», acrescentou Helena Tapadinhas.

Até agora, já assistiram às sessões do festival, seja no Auditório da ESMTG e noutros espaços desta Secundária, seja nas diversas escolas, centenas de crianças dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do concelho de Portimão. E mais se irão seguir, até dia 7 de maio. A organização estima que, ao longo do 1º Festival de Contos para a Infância, vão participar 1500 crianças, do ensino público e privado.

Até agora, tudo tem estado a correr muito bem e é grande o entusiasmo dos alunos do 11ºG (que até já se consideram o 11ºG de Gostosos…). De tal forma que a Ana, uma das alunas, diz que é preciso começar a preparar «o 2º Festival».

 

Festival de Contos para a Infância da ESMTG
Abril e Maio 2012

Sessões de conto com os “Contadores do Mago” e com alunos do Curso de Apoio à Infância da ESMTG para os Jardins de Infância de Portimão

 

Programa

Dia 23

Zezinha Carocinho, Biblioteca Municipal São Brás de Alportel

  • 10h15 – “O Caso do Oceano Remendado” para o JI Pontal, na Biblioteca Escolar da ESMTG
  • 14h15 – “A Princesa do Gesso” para o JI Pontal, na Biblioteca Escolar da ESMTG

 

Dia 24

Carla Travessa, Carla Paixão e Fátima Mártires, Escola EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco

Alunas do 11º A (T1) do Curso de Apoio à Infância da ESMTG

  • 10h15 – “Uma noite”, para o JI Pedra Mourinha, no palco da ESMTG
  • 14h15 – “Uma noite”, para a EB1 Pedra Mourinha, no Auditório da ESMTG
  • 14h15 – “Quenturas, Fofuras e Aventuras“, para a EB1 Pedra Mourinha, no palco da ESMTG

 

Dia 26

Alexandra Tavares, Biblioteca Municipal de Portimão

  • 10h15 – “A Sereia Seixa da Praia da Rocha” para o JI Major David Neto, na Biblioteca Escolar da ESMTG
  • 14h15 – “A Sereia Seixa da Praia da Rocha ” para a EB1 Major David Neto, na Biblioteca Escolar da ESMTG

 

 

Dia 27

Paula Faria, Escola EB23 Eng.º Nuno Mergulhão

  • 10h15 – “As Asas da Lontra Bernardina” para o JI Pontal, no Polivalente da ESMTG
  • 14h15 – “As Asas da Lontra Bernardina” para a EB1 Pontal, no Polivalente da ESMTG

 

Dia 2

Alunas do 11º B (T2) do Curso de Apoio à Infância da ESMTG

Carla Travessa e Fátima Mártires, Escola EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco

  • 10h15 – “A Bible e o Teca”, oficina de improvisação com marionetas, para o Curso de Apoio à Infância, na Biblioteca Escolar da ESMTG

 

Dia 3

Alunas do 11º B (T1) e 11º B (T2) do Curso de Apoio à Infância da ESMTG

  • 10h15 –– “Bichos, Bichinhos e Bicharocos“ para o JI “Lar da Criança” no palco da ESMTG
  • 14h15 –“ Ao Natural“ para o JI Santa Teresinha, no palco da ESMTG

 

Dia 4

Alunas do 11º A (T2) e 10º B (T1) do Curso de Apoio à Infância da ESMTG

  • 10h15 – “O Segredo do Som” para o JI “A Flor”, no Auditório da ESMTG
  • 14h15 – “Sereia Seixa da Praia da Rocha” para o JI “Lar da Criança”, no Auditório da ESMTG

 

Dia 7

Pelas alunas do 10ºB (T2) do Curso de Apoio à Infância da ESMTG

  • 14h15 – “As Asas da Lontra Bernardina” para o JI do Fojo, no Auditório da ESMTG

Comentários

pub