Roubo de cobre danifica linha de fibra ótica e deixa Monchique sem telecomunicações

A vila de Monchique ficou sem telecomunicações durante várias horas devido a danos causados num cabo de fibra ótica por […]

A vila de Monchique ficou sem telecomunicações durante várias horas devido a danos causados num cabo de fibra ótica por um roubo de fio de cobre na zona do Rasmalho, concelho de Portimão. A vila ficou sem linha telefónica, internet, telemóveis e televisão por cabo entre as 3h30 da madrugada e o meio da manhã desta segunda-feira.

Fonte da GNR, contactada pelo Sul Informação, confirmou o roubo, explicando que foram furtados 100 metros de fio de cobre, tendo os indivíduos que praticaram o ilícito danificado uma linha de fibra ótica que passava junto ao local.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, em declarações ao Sul Informação assinalou a gravidade da situação e adiantou mesmo que iria pedir à PT uma reunião de urgência porque, segundo ele, «não pode haver este grau de dependência em relação a um fio, situado fora dos limites do concelho e, cuja sua danificação, deixou a vila isolada durante várias horas, sem telefones, telemóveis, internet e televisão».

O autarca realça a fragilidade do fornecimento de telecomunicações e até ironiza sobre a situação: «qualquer dia está um senhor a cavar com a sua enxada, acerta num fio de fibra ótica, e volta a deixar a vila sem comunicações…».

Comentários

pub