Castro Marim revitaliza a sua Unidade Móvel de Saúde

A autarquia de Castro Marim vai apostar na revitalização da Unidade Móvel de Saúde (UMS), de modo a oferecer consultas […]

A autarquia de Castro Marim vai apostar na revitalização da Unidade Móvel de Saúde (UMS), de modo a oferecer consultas médicas de proximidade à população. No próximo dia 23 de maio, a autarquia castro-marinense e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve vão assinar um protocolo que irá levar, «em articulação com os serviços de saúde locais, as consultas médicas a porta de casa dos munícipes».

Este acordo surge «depois de um período experimental de dois meses, com excelentes resultados, com a UMS a funcionar com médico, enfermeiro e assistente social».

Serão abrangidas por este serviço as povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, cujas extensões de saúde foram recentemente encerradas e cuja reabertura está também a ser avaliada e articulada entre a ARS Algarve e este município.

A primeira UMS do país foi criada há 20 anos em Alcoutim, município então presidido pelo agora edil de Castro Marim Francisco Amaral. «A iniciativa revelou-se a melhor forma de prestar cuidados de saúde à população que vivia mais isolada e vulnerável e foi exemplarmente seguida em muitos outros municípios do país», lembrou a Câmara de Castro Marim.

Comentários

pub