IPMA volta a prever forte agitação marítima no Atlântico Norte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou hoje que prevê a manutenção de forte agitação marítima no […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou hoje que prevê a manutenção de forte agitação marítima no Atlântico Norte para os próximos dias.

Assim, na quinta-feira, dia 16 de janeiro, a costa ocidental do continente será atingida por ondas de 4 a 5 metros, prevendo-se também a formação de uma depressão a sul da Gronelândia que se irá deslocar em direção à costa de África, originando vento muito forte e agitação marítima com amplitude superior a 8 metros e período próximo de 13 segundos.

Esta situação poderá afetar o arquipélago da Madeira nos dias 17 e 18, estando previstas rajadas de 80 km/h e ondas de noroeste superiores a 5 metros.

No caso do litoral ocidental do Sul, situação aliás comum a todo a costa portuguesa, o IPMA estendeu o atual Aviso Amarelo até pelo menos às 6 horas da manhã de sábado, dia 18, prevendo ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros de altura significativa.

O IPMA informa ainda que irá manter a vigilância meteorológica,atualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que se sigam as orientações dos serviços de Proteção Civil.

 

Atualizado às 9h00 de dia 15, com a informação alargando o Aviso Amarelo.

 

 

Comentários

pub