Morreu José Guerreiro Cavaco, ex-presidente da Câmara de Loulé e dirigente da FPF

José Guerreiro Cavaco, ex-presidente da Câmara de Loulé e antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), morreu esta madrugada, […]

José Guerreiro Cavaco, ex-presidente da Câmara de Loulé e antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), morreu esta madrugada, vítima de cancro, aos 74 anos.

José Guerreiro Cavaco foi vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé de 1982 a 1985 e depois presidente desta autarquia entre 1985 e 1989. Foi ainda Governador Civil do Distrito de Faro entre Agosto e Novembro de 1995.

Nos últimos anos, ficou especialmente conhecido pelo seu trabalho enquanto dirigente associativo no futebol. Foi presidente da Associação de Futebol do Algarve, entre 1999 e 2002, e fez depois parte das direções de Gilberto Madaíl, na FPF, entre 2002 e 2011.

José Guerreiro Cavaco começou por ser praticante de futebol no Sport Faro e Benfica e dirigente do futebol juvenil do Benfica. Em Angola, liderou a Associação de Futebol de Huambo e mais tarde o Benfica de Huambo, que se sagraria campeão, sob o seu comando.

De regresso ao Algarve, dirigiu o departamento de futebol profissional do Farense, foi presidente da direção do Salir e mais tarde presidente da sua assembleia geral. Desempenharia essa mesma função, em diferentes períodos, no Louletano, Quarteirense e Farense (neste último clube fez também parte do conselho geral).

Presente no Campeonato do Mundo de Sub-20, na Colômbia, em 2011, na qualidade de dirigente da FPF, foi condecorado pelo Presidente da República Cavaco Silva, como comendador da Ordem do Infante D.Henrique.

Por proposta da Associação de Futebol do Algarve, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol com o título de Sócio de Mérito. A AFAlgarve atribuiu-lhe o título de Sócio Honorário.

O funeral realiza-se na próxima terça-feira, às 10h00, em Salir, concelho de Loulé, onde nasceu a 19 de Março de 1939 e onde o corpo estará em câmara ardente a partir desta segunda-feira, às 17h00.

Comentários

pub