Olhão apostou na cultura para tentar combater a exclusão social

Combater a exclusão social foi o grande objetivo da iniciativa «Pequenos gestos de inclusão/integração social», que teve lugar na segunda-feira […]

Combater a exclusão social foi o grande objetivo da iniciativa «Pequenos gestos de inclusão/integração social», que teve lugar na segunda-feira e foi dedicada à população mais carenciada do concelho.

Naquele dia, cerca de 40 cidadãos olhanenses tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Olhão e a Ecoteca do Chalé João Lúcio, bem como de passear na Ria Formosa no Caíque «Bom Sucesso».

«Porque o trabalho de equipa poderá dar frutos, um futuro mais próspero e seguro para todos, uma equipa técnica constituída por técnicos do Município, Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa, uniram esforços e de forma simbólica proporcionaram um dia diferente, abrindo novos horizontes através da cultura», ilustrou a Câmara de Olhão.

Os visitantes puderam conhecer a origem do Compromisso Marítimo, a sua missão enquanto forma de ajuda à população olhanense dos finais do século XIX, início do século XX, «a força social e religiosa que tinham os Compromissos da época, facilitando medicamentos e informações preciosas para exercerem a sua atividade condignamente, quer a nível de medicação, quer a nível de direitos».

Os beneficiados, que se dividiram em dois grupos, seguiram depois para a Casa João Lúcio, que visitaram, «alguns pela primeira vez» e onde ficaram a conhecer «um pouco mais deste célebre poeta, advogado, bem como a Sociedade do Século XIX, seus trajes e profissões».

«O passeio terminou na Ria Formosa, com um passeio no Caíque Bom Sucesso. Projetaram-se ideias e sonhos. Abriram-se novos horizontes através da cultura. Olhão não ficou indiferente à iniciativa, e espera repetir no futuro», concluiu a autarquia.

Comentários

pub