Biblioteca Municipal de Loulé compra terminal para utentes com deficiência visual

A Biblioteca Municipal de Loulé tem agora ao dispor dos seus utentes com deficiência visual ou invisuais um novo equipamento. […]

A Biblioteca Municipal de Loulé tem agora ao dispor dos seus utentes com deficiência visual ou invisuais um novo equipamento. Trata-se de um terminal informático (terminal tiflotécnico) com facilidades de acessibilidade, constituído por computador com acesso à Internet, equipado com monitor de 17 polegadas, teclado dotado de teclas com alto contraste e uma linha Braille de 40 caracteres, bem como acesso a uma impressora Braille.

Este equipamento é ainda servido pelas aplicações Windows Eyes e Zoom Text, que permitem, por exemplo, a leitura de documentos ou páginas Web através de sintetizadores de voz, ou através da linha Braille e ainda a ampliação das imagens e texto de modo a possibilitar a sua visualização a portadores de deficiência visual.

A impressão de documentos em Braille poderá ser solicitada a partir de documentos de texto e é efetuada a partir da aplicação Ibprint, e tem um custo de 0,11€ por página no formato de 12 por 8,6 polegadas.

Este equipamento encontra-se ao dispor dos interessados no Setor de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Loulé com o número 7.

Esta é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Loulé que pretende criar e desenvolver um serviço de apoio bibliotecário para deficentes visuais ou invisuais, permitindo que estes utentes também possam ter acesso à leitura.

Comentários

pub