O motivador das massas

Há agora uma nova classe de pessoas que está a fazer sucesso em Portugal. São aqueles que, fazendo jus à […]

Há agora uma nova classe de pessoas que está a fazer sucesso em Portugal. São aqueles que, fazendo jus à velha máxima, como não sabem fazer, ensinam…a fazer.

São pessoas que, em workshops, seminários e outros eventos, fazem palestras curtas e cheias de lugares comuns, mas muito bem comunicadas, para nos dizer como havemos de vencer na vida, de ser empreendedores, de fazer melhores negócios, etc.

O mais engraçado é que, na maioria dos casos, essas pessoas que descobriram um verdadeiro filão nessas palestras de motivação nunca tiveram um emprego, nunca criaram uma empresa, nunca fizeram vingar uma ideia de negócio.

Ou antes, o seu negócio é mesmo promover-se como especialistas em empreendedorismo, em motivação. Eles são verdadeiros motivadores das massas descontentes e deprimidas. E por isso dão palestras, promovem workshops, escrevem livros com essas suas dicas e receitas rápidas para o sucesso, e, se vivêssemos noutro país, até teriam programas de televisão e de rádio. Como o nosso mercado é pequeno, essas pessoas não têm programas de televisão ou de rádio mas são convidados frequentes para esses mesmos programas…

Vem isto a propósito do Miguel Gonçalves, o “criativo” que o ministro Miguel Relvas, esse exemplo máximo e acabado do self made man, escolheu para ser o novo rosto do programa de emprego jovem.

Tal como o ministro Relvas, eu também já vi algumas das intervenções do dito Miguel no Youtube. E a minha opinião é que ele consegue vender bem o seu produto, embrulhado numa embalagem de discurso fluente, com umas piadas pelo meio, à moda americana. Espremido, aquilo dá pouco.

O Miguel Gonçalves pouco mais diz que coisas banais, evidências, que, embrulhadas num discurso bem estruturado, fácil de entender e atraente para a maioria das pessoas, acaba por funcionar bem para um determinado público, para o qual ele é um verdadeiro guru. Ele apresenta-se a si próprio como sendo um “criativo”.

A mim, a conversa do dito Miguel soa-me muito a vendedor de banha da cobra. Um vendedor 2.0, modernaço, mas nem por isso, menos vendedor de banha da cobra… E é este o rosto do programa de emprego para os jovens…

 

Nota: Esta crónica foi escrita dois dias antes da demissão de Miguel Relvas. Como ficará agora a parceria Miguel & Miguel para fomentar o emprego jovem?

 

Este é o texto da crónica radiofónica que todas as quintas-feiras assino na Rádio Universitária do Algarve (RUA) e
que pode ser ouvida em podcast aqui.


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