MDM assinala Dia da Mulher em Faro, Messines e Lagos

O Núcleo de Faro do Movimento Democrático das Mulheres (MDM) promove em Faro, São Bartolomeu de Messines e Lagos ações […]

O Núcleo de Faro do Movimento Democrático das Mulheres (MDM) promove em Faro, São Bartolomeu de Messines e Lagos ações para assinalar os 103 anos do Dia Internacional da Mulher, sob o lema «Dar força à luta das Mulheres, Romper com a Rota da Crise, Retomar Abril».

Assim, no dia 7 de março, às 18h00, será inaugurada a exposição do Centenário do Dia Internacional da Mulher “Cem Anos de Luzes e Sombras”, no salão da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

A mostra, que ficará patente até 29 de março, evoca o centenário desta data como símbolo de luta emancipadora das mulheres. Data inquestionável no calendário das mulheres trabalhadoras, das intelectuais, das jovens ou idosas, que sonham por tornar possível o direito ao trabalho, o trabalho com qualidade, fator de realização pessoal e social. Para todas, esta data traduz o desejo de ser mulher ao longo da vida.

No dia 8, em Faro, a partir das 10h00, o MDM distribuirá flores às mulheres nas empresas e serviços públicos.

Às 21h30, no Teatro das Figuras, haverá um espetáculo cultural, cuja entrada custa apenas um euro. Pelo palco irão desfilar a Companhia de Dança do Algarve, o FAD’NU com Cátia Alhandra, a guitarra portuguesa de José Alegre e Ricardo Martins, a viola de fado de Nuno Martins, o fado pela voz de Nelson Matoso, música tradicional portuguesa com o Grupo Musical Santa Maria, Mini Jazz pela Associação Grémio das Musicas, música popular com as Trovas Campestres e ainda o Grupo Folclórico de Faro.
Também a 8 de março, Dia da Mulher, mas em Lagos, o MDM vai distribuir flores e o folheto nacional alusivo à data, no Centro de Saúde, Lares e na baixa da cidade.

Estas iniciativas do Movimento Democrático de Mulheres contam com os apoios da Câmara Municipal de Faro, TMF EM, Juntas de Freguesia da Sé, São Pedro, Montenegro, Santa Bárbara de Nexe, S. Bartolomeu de Messines, Sindicatos da Hotelaria e Turismo, Professores, Função Pública, STAL, Comércio e Serviços, União dos Sindicatos do Algarve e dos artistas convidados.

 

Programa:

7 de Março – 18h00 – São Bartolomeu de Messines
Inauguração da Exposição do Centenário do Dia Internacional da Mulher “Cem Anos de Luzes e Sombras”
Local: Salão da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines – Patente até 29 de Março

Faro – Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher
Com início às 10 horas
Entrega de flores e saudação, às mulheres nas empresas e serviços públicos.
21h30

Espetáculo Cultural – Teatro Municipal de Faro
Entrada Solidária 1 €

Dança – Companhia de Dança do Algarve
FAD’NU- Cátia Alhandra
Guitarra Portuguesa – José Alegre
Fados – Nelson Matoso
Guitarra Portuguesa – Ricardo Martins
Viola de Fado – Nuno Martins
Musica Tradicional Portuguesa – Grupo Musical Santa Maria
MINI JAZZ – Associação Grémio das Musicas
Música Popular Portuguesa- Trovas Campestres
Grupo Folclórico de Faro

Dia 8 de Março, em Lagos

Com início às 10 horas
Distribuição de flores e folheto nacional do MDM alusivo à data, no Centro de Saúde, Lares e na baixa da cidade.

 

O que é o Dia Internacional da Mulher?

Em 1910 e por proposta de Clara Zetkin, foi aprovado o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, em homenagem à dura luta travada em 1857 pelas operárias de uma fábrica têxtil em Nova Iorque. Todos os anos milhares de mulheres, em todo o mundo, comemoram esta data unidas em defesa das suas causas emancipadoras.

Em Portugal, o MDM assinalou o 8 de Março, pela primeira vez, há 44 anos. Hoje, continua a haver razões para sua comemoração. Subsistem discriminações, desigualdades, novas formas de obscurantismos que recaem sobre as mulheres e que é necessário denunciar e combater.

É, porém, com preocupação que se comemora o Dia Internacional da Mulher, num momento em que se regista o inquietante e dramático agravamento da situação social decorrente do ataque a salários, às reformas e pensões, do aumento dos preços e dos cortes sociais que estão a conduzir para a pobreza centenas de milhares de portugueses e portuguesas.

O MDM neste 8 de Março, saúda as mulheres portuguesas e afirma a sua capacidade de intervenção na sociedade, a sua capacidade de resistência e luta, a sua capacidade de solidariedade com as causas justas em todo o mundo.

Comentários

pub