CCDR assinala Dia da Europa em Faro e Aljezur, com direito a sunset

As comemorações deste ano terão início em Faro

Um “Sunset” Europa, visita a obras e muito mais. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve vai celebrar o Dia da Europa, esta terça-feira, 9 de Maio, em Aljezur e Faro.

As comemorações deste ano terão início em Faro, em frente à CCDR Algarve, às 9h30 com o hastear da Bandeira ao som do Hino da Europa interpretado por alunos do 4.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo de Alto Rodes.

Segue-se a atuação da Escola Ucraniana e Associação Juvenil Animashow que vão entoar e coreografar o Hino da Europa em Ucraniano.

O programa desloca-se depois para Aljezur, onde haverá “Portas abertas à Europa”, em vários locais.

Os Laboratórios do Plástico, que arrancaram hoje, terão também uma edição amanhã, dia 9, a partir das 10h00, na Escola-Sede Prof.ª Piedade Matoso com a artista plástica de Olhão Joana Rocha.

No final realiza-se o sunset Europa, que pretende ser um espaço de partilha, reflexão e conhecimento mútuos com uma aula sobre a Europa (com a participação de José Apolinário, na sua qualidade de ex-membro do Parlamento Europeu), música de vários géneros e nacionalidades.

Associam-se à celebração do Dia da Europa, outros concelhos do Algarve, como é o caso de Vila do Bispo e Olhão , que vão iluminar edifícios públicos ou de interesse histórico com as cores e/ou valores da União Europeia.

Ao longo do mês de Maio, são promovidas outras iniciativas, com o apoio do Europe Direct Algarve e da CCDR Algarve, assinalando os valores europeus da Paz.

Dia 12, às 18h30, o Café com Letras, iniciativa conjunta da Biblioteca da Universidade do Algarve (UAlg) e da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCA), leva o tema do ARTivismo climático ao espaço FNAC no Fórum Algarve.

Já dia 18, às 18h30, será celebrada a Europa dos artistas (Build & Inspire) no Museu Municipal Faro, com a participação do programa Europa Criativa e organização da Epopeia Brands, Europe Direct Algarve e Município de Faro.

 



Comentários

pub