Associação Académica quer entregar 85 bolsas de estudo com o apoio dos municípios

O valor da bolsa – os 697 euros – corresponde ao valor da propina anual de qualquer licenciatura ou Mestrado Integrado

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) quer, com a ajuda dos 16 municípios da região, entregar 85 bolsas de estudo de 697 euros anuais a alunos carenciados, no próximo ano letivo.

Esta proposta, que surgiu do movimento associativo académica a nível nacional, propõe que as 16 autarquias do Algarve financiem um total de 65 bolsas.

A estas, juntam-se, depois, mais 20 que «já são certas e que serão financiadas pela própria Associação Académica», explicou Fábio Zacarias, presidente da AAUAlg, em entrevista ao Sul Informação. 

A proposta de as Câmaras financiarem as 65 bolsas está «agora a ser trabalhada com os municípios»: Aljezur, Castro Marim e Faro já deram resposta positiva.

«Estamos a falar com os municípios. O projeto já foi entregue à AMAL e à Assembleia Intermunicipal que se mostraram abertos a falar. Acredito que, no início do ano letivo, teremos as 85 bolsas: as 65 das Câmaras e as 20 nossas», acrescentou Fábio Zacarias.

O que o regulamento prevê é que estas bolsas sejam atribuídas àqueles alunos que não foram contemplados com a bolsa da Direção-Geral do Ensino Superior, mas que ficaram perto.

«Os primeiros a ficar acima do linear serão os contemplados, mediante a apresentação de uma declaração de honra em que o estudante se compromete a não receber outra bolsa qualquer», explicou Fábio Zacarias.

A AAUAlg, em conjunto com os Serviços de Ação Social e dos Serviços Académicos, terão acesso a essa lista.

O valor da bolsa – os 697 euros – corresponde ao valor da propina anual de qualquer licenciatura ou Mestrado Integrado.

«O que queremos é que haja mais alunos a conseguirem receber um apoio financeiro para conseguirem estudar», concluiu Fábio Zacarias.

 

 



Comentários

pub