Navios da Marinha participam em regata oceânica internacional que passa por Portimão

Navios estarão em Portimão nos dias 19 a 20 de agosto

Os navios da Marinha NRP Zarco e NRP Polar largaram esta manhã, dia 25 de julho, da Base Naval de lisboa, no Alfeite, para uma missão de instrução com os cadetes da Escola Naval até ao dia 21 de agosto, participando, em simultâneo, na regata oceânica internacional Discoveries Race.

Durante a viagem, cujo destino final será Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha, os navios irão também fazer escala nos portos de Sines, Funchal, Porto Santo e Portimão.

O NRP Zarco e o NRP Polar têm previstas escalas em Sines (26-28 de julho), Funchal (2 a 4 de agosto), Las Palmas (ilhas Canárias, Espanha de 7 a 10 de agosto), Porto Santo (13 a 15 de agosto) e Portimão (19 a 20 de agosto), regressando à Base Naval de Lisboa em 21 de agosto.

A regata, organizada pela Cofradía Europea de la Vela, teve a sua primeira edição em 2017 e a segunda em 2019, tendo-se consolidado como a regata oceânica de referência entre Espanha e Portugal, consistindo em etapas entre portos portugueses e espanhóis, com uma forte componente de navegação oceânica.

A missão destes dois navios-escola da Marinha Portuguesa tem como principal objetivo complementar a instrução dos cadetes no mar, colocando em prática, a bordo e a navegar, diferentes matérias curriculares, principalmente na área da navegação, da liderança, da marinharia, da meteorologia e da logística.

O NRP Zarco é um veleiro com dois mastros, 23 metros de comprimento e 60 toneladas de deslocamento, sendo comandado pelo capitão-de-fragata Humberto Santos Rocha.

O NRP Polar é um veleiro com dois mastros, 29,9 metros de comprimento e 70 toneladas de deslocamento, sendo comandado pelo capitão-tenente Luís Filipe Nunes dos Santos.

 

Navios da Marinha Portuguesa participam em regata oceânica internacional

 



Comentários

pub