Exposição mostra telas e imagens da Igreja Matriz de Portimão restauradas

A exposição temporária “Memórias do Sagrado”, que constitui uma homenagem à história da Igreja Matriz de Portimão, abre no domingo, […]

A exposição temporária “Memórias do Sagrado”, que constitui uma homenagem à história da Igreja Matriz de Portimão, abre no domingo, dia 25, às 12h30, no salão nobre da Junta de Freguesia de Portimão, em parceria com a Matriz de Portimão.

A exposição apresenta as telas e imagens recuperadas daquela igreja, constituindo uma valiosa amostra do acervo artístico dedicado ao culto católico com maior interesse histórico-artístico, que se reuniu ao longo dos séculos em Portimão.

Segundo o Padre Mário Sousa, «a nossa paróquia tem feito um grande esforço em restaurar património que se encontrava muito degradado, sobretudo telas e esculturas. Entre elas ,uma tela do século XVII, do antigo retábulo da capela-mor, ou uma do século XIX, da antiga capela do Compromisso Marítimo, ou ainda a Imagem de Nª Srª Mãe das Almas, patrona dos pescadores de Portimão».

Da mesma forma, acrescenta o pároco da Igreja Matriz, «há peças que foram oferecidas ultimamente e que são desconhecidas da comunidade, como uma cadeira do século XIX com embutidos em madre pérola, ou uma Última Ceia em porcelana italiana. Assim, a comunidade pode conhecer aquilo que lhe pertence e acompanhar os trabalhos de conservação que a paróquia está a realizar».

Segundo a Junta de Freguesia de Portimão, esta exposição «simboliza, também, a pretensão, de há muito tempo, da constituição de um núcleo museológico dedicado à arte sacra de Portimão, onde seja revelada a importância do património sacro desta cidade e, simultaneamente, onde se apele para a sua recuperação e salvaguarda». Esse Museu irá funcionar precisamente no espaço onde agora abre a exposição, quando a Junta tiver outra sede.

A mostra das telas e imagens da Igreja Matriz de Portimão pode ser vista no salão nobre da Junta de Freguesia até 23 de dezembro.

Comentários

pub