ECOS ajuda a criar modelo de ensino profissional à base de jogos

No âmbito de um projeto europeu

Um novo “Modelo Conceptual para Programas E-Learning Gamificados” vai dar aos professores e formadores do ensino profissional uma estrutura referência para que possam construir experiências de aprendizagem à base de jogos.

Esta ferramenta foi desenvolvida pelo consórcio do projeto “SPARKS”, uma Parceria Estratégica para a Preparação para o Ensino Digital cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. O modelo é o resultado de quatro meses de trabalho de pesquisa levado a cabo pelos parceiros do projeto, entre os quais se conta a Cooperativa ECOS, sediada no Algarve.

Também participam no projeto as Pequenas e Médias Empresas Lascò (Itália), Femxa (Espanha) e Bexley C-Level IT (Roménia) e s organizações sem fins lucrativos KEAN (Grécia) e Center for Innovative Education (Polónia).

«Dividido em oito blocos conceptuais, o Modelo propõe um processo interativo e incremental para a construção de programas e-learning gamificados, guiando professores e formadores ao longo de trinta e três ações e combinações múltiplas de mais de cinquenta elementos de jogos identificados nas boas práticas de gamificação e aprendizagem à base de jogos analisadas pelo consórcio do projeto em Itália, Roménia, Grécia, Polónia, Portugal e Espanha em 2021 no âmbito da pesquisa transnacional “Aprendizagem Baseada no Jogo e Gamificação: boas práticas e requisitos para ambientes digitais”», descreve a ECOS.

Para chegar até aqui, cerca de 200 professores e alunos do Ensino e Formação Profissional dos países envolvidos contribuíram para moldar o produto final:.

Por um lado, houve 80 estudantes envolvidos em entrevistas semiestruturadas, que «suportaram a análise das caraterísticas, necessidades e desafios que os alunos do ensino e formação profissional de diferentes estabelecimentos enfrentaram durante o seu percurso de aprendizagem online».

Por outro, «138 peritos do EFP participaram na validação do produto com o objetivo de avaliar a sua clareza, lógica, eficácia, adequação para os grupos-alvo e compreensão».

«O Modelo irá guiar o consórcio nos próximos meses para cocriar com mais de cem peritos do EFP um conjunto de templates de programas gamificados, que irão ser disponibilizados na plataforma elearning do projeto», conclui a ECOS.

A publicação com os detalhes do processo de desenvolvimento, estrutura e descrição do Modelo está disponível no website oficial do projeto.

 

 



Comentários

pub