Câmara de Loulé promove desporto e apoia clubes com cerca de 1,3 milhões de euros

Programa apoia 48 entidades, 50 modalidades e 4302 atletas

Este ano, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo de Loulé contempla 48 entidades, 50 modalidades e 4302 atletas, num montante de 1,3 milhões de euros atribuídos pelo Município.

O programa tem como objetivo «assegurar a eficácia e transparência dos apoios concedidos, melhorar a organização, tornar o setor associativo desportivo mais sustentável e moderno, aumentando ainda mais a qualidade e diversidade da oferta desportiva e estimular a participação da população», refere a Câmara Municipal de Loulé em comunicado.

Como explicou o vereador Carlos Carmo durante a sessão de celebração dos contratos entre o Município e as coletividades, esta iniciativa estrutura-se em três eixos: «no que respeita ao apoio à promoção do desporto e atividade física, são canalizados mais de 800 mil euros tendo em vista o apoio a atividades desportivas federadas, não federadas e que respeitam a uma inclusão ativa (…); Em relação ao apoio a projetos de responsabilidade social que desenvolvam a prática regular de atividade física e desportiva junto da população, organização de eventos e atividades pontuais como a participação de clubes e/ou atletas em competições internacionais, a Autarquia disponibiliza uma verba de 317 mil euros; Finalmente, no que diz respeito à modernização e autonomia associativa, para além do apoio à manutenção das viaturas próprias dos clubes, esta medida visa apoiar a aquisição de viaturas ou o aluguer de transportes de passageiros para a deslocação de atletas e comitivas. Neste caso, o valor ronda os 90 mil euros».

Durante esta sessão, o vereador com o pelouro do desporto fez ainda um balanço dos últimos anos, referindo que, entre 2019 e 2022, houve um aumento na ordem dos 1000 atletas apoiados no concelho.

Vítor Aleixo afirmou que a autarquia tem feito um esforço no sentido de valorizar e potenciar o trabalho em rede realizado com as instituições locais. «É nesta estratégia de abordagem intersectorial e multidisciplinar que procuramos encontrar as respostas e medidas ajustadas para atingirmos os objetivos que nos propomos: aumentar os níveis de atividade física da população, reduzir os comportamentos sedentários nas rotinas diárias e seguir as recomendações mais recentes da OMS», disse o Presidente da Câmara de Loulé.

Quanto à criação de novos equipamentos desportivos, o autarca referiu a Pista de BMX em Quarteira, recentemente inaugurada e o Pavilhão Multiusos Desportivo de Almancil, em fase de construção.

O autarca partilhou ainda que, muito em breve, irão iniciar as obras de substituição dos relvados sintéticos dos campos de Loulé e Quarteira, assim como a construção dos três campos de relva natural no Complexo do Estádio Algarve. Relativamente aos campos de Boliqueime e da Tôr, a Autarquia aguarda pareceres das várias entidades competentes.

 

 



Comentários

pub