Faro Story Spot abre em Junho e quer ser «lugar de referência» durante todo o ano

Projeto tem como objetivo «dar a conhecer a história de Faro de uma forma mais divertida»

É no centro histórico da cidade de Faro, numa casa do século XVII localizada no Largo da Sé, que está prestes a nascer aquele que pretende ser «um lugar de referência» para quem visita Faro durante todo o ano. Chama-se Faro Story Spot, tem abertura prevista para Junho e foi criado com o objetivo de dar a conhecer, à população algarvia e aos turistas, a história da cidade, da Ria Formosa e a importância da Dieta Mediterrânica.

«Muitas vezes as pessoas dos alojamentos e estabelecimentos hoteleiros diziam-nos que tinham dificuldade em sugerir coisas para os visitantes fazerem fora da época alta. A partir daí, definimos criar um espaço que viesse acrescentar algo à oferta cultural da cidade, que fosse um lugar de referência e um ponto de atração turística, mas numa perspetiva diferente – a de dar a conhecer a história de Faro de uma forma mais divertida», conta João Amaro, um dos responsáveis do espaço desenvolvido pela empresa GOOD MOMENTS – Indústria Criativa de Cultura e Alimentação Tradicional, ao Sul Informação. 

Neste espaço, os visitantes terão a oportunidade de realizar um percurso dividido em diferentes etapas. Na primeira sala, como explica João Amaro, é dada a conhecer a história de Faro, desde o século 8 a.C. até à atualidade – com destaque para os principais momentos da evolução da cidade – através da narração do Zé do Mar (um biólogo marinho interpretado pelo ator farense João de Brito). Para quem pretender seguir a visita com narração noutro idioma, haverá audioguias para todo o percurso.

De seguida, chega-se a uma sala dedicada à Ria Formosa, cuja história é contada «de forma divertida» por um cavalo marinho. «Depois dessa sala, entramos em duas zonas onde há uma experiência imersiva com caixas de espelhos que permitem ouvir sons da ria», refere João Amaro.

Por fim, passa-se para uma sala, «que é uma recriação de uma antiga taberna», onde se fala sobre a Dieta Mediterrânica, a sua importância, e os produtos do Algarve que a constituem.

Este é um passeio pensado para crianças e adultos, no qual cada um poderá beneficiar da experiência de formas distintas, explica o responsável do espaço.

Apesar de ainda não haver dia definido para a abertura, João Amaro revela ao Sul Informação que a equipa está, neste momento, a tratar «dos últimos pormenores» para que o Faro Story Spot comece a receber visitantes em Junho. Neste local, a experiência terá a duração de cerca de 45 minutos, e, no final, haverá um momento de degustação na esplanada, com pão e azeite acompanhado por um copo de vinho ou outra bebida.

Contudo, quem adquirir o bilhete, terá ainda direito a receber a pass para entrar numa aplicação que permitirá fazer um circuito autoguiado pelo Centro Histórico de Faro. «À medida que as pessoas se aproximam dos espaços históricos, vão aparecendo vídeos, textos e conteúdos sobre o que estão a ver. Simultaneamente, haverá um quiz com perguntas com pontuação que, no final, dará direito a prémios», explica João Amaro.

A dois meses da abertura, o responsável pelo projeto, que implicou um investimento de «cerca de 500 mil euros», cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), revela que se espera que, todos os anos, o Faro Story Spot receba perto de 25 mil visitas.

De Janeiro a Maio e de Outubro a Novembro, na chamada época baixa, o espaço estará aberto entre as 10h00 e as 18h00.

Já de Junho a Setembro, será possível visitar o Faro Story Spot entre as 10h00 e as 22h00.

«O público alvo do espaço são três grandes grupos: turistas que visitam Faro, residentes, que queremos que se revejam e tenham orgulho na história da cidade, e os alunos dos estabelecimentos de ensino», remata João Amaro.

Quanto aos bilhetes, os preços vão começar nos 20€ para adultos, mas haverá valores diferentes para crianças, famílias e residentes.

 

 



Comentários

pub