José Cortes doou à Câmara de Lagos o presépio que construiu ao longo de 10 anos

Artesão quer garantir que a sua obra possa continuar a ser exposta em anos vindouros

José Cortes doou à Câmara de Lagos o presépio tradicional que tem vindo a expor e a enriquecer há dez anos, naquele que é já «um ritual das festividades de Natal em Lagos»

Com a oferta deste espólio, fruto da paciência, imaginação e mestria manual do artesão, José Cortes visa «garantir que o presépio possa continuar a ser exposto e visitado durante a quadra natalícia nos anos vindouros», segundo a autarquia lacobrigense.

E não será preciso esperara muito para voltar ver esta representação do nascimento de Jesus, com centenas de figuras, edifícios e pormenores, alguns deles animados: a partir de 2 de Dezembro e até 6 de Janeiro, o presépio estará em exposição e visitável no Centro Cultural de Lagos.

Para dar uma ideia, este presépio conta «com 275 figuras de personagens variadas, 368 figuras de animais, 38 casinhas, a que se somam moinhos, uma igreja, uma escola, um coreto, uma nora com o burro, carroças puxadas por bois, a apanha da azeitona, o lavrar da terra, as lavadeiras, os serradores, carpinteiros, o barbeiro, o amola-tesouras, o ferreiro, o lenhador, entre outras atividades, algumas das quais já desaparecidas».

«Tudo isto complementado com engenhosos e complexos mecanismos que dão movimento, luz e até água às figuras e cenas representadas», acrescenta a Câmara de Lagos.
Estes elementos forma sendo acumulados desde 2011, ano em que o trabalho foi iniciado.

Dez anos depois, o autor propôs-se a doar este espólio, proposta que foi presente à última reunião do executivo municipal e que não só a aceitou, como «aprovou, por unanimidade, um voto de louvor a José Henrique Figueiredo Cortes pelo seu trabalho e dedicação».

 

 

 



Comentários

pub