“Viver do Quê?”, um documentário que conta histórias de trabalho no feminino em Vila do Bispo

Filme tem como base a pesquisa antropológica de Vera Abreu e conceito e realização de Patrícia Leal

«Era de sol a sol, naquele tempo não havia horas», recorda Joaquina do Forno. “Viver do Quê? – Memórias orais de uma vida de trabalho” é o nome de um documentário que vai estrear no dia 1 de Dezembro, às 15h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) e que conta histórias de uma vida de trabalho no feminino. 

Este é um filme que tem como base a pesquisa antropológica de Vera Abreu e conceito e realização de Patrícia Leal.

A dupla de responsáveis pela criação e realização pretende “salvaguardar” memórias de modos de vida dominantes de um passado recente, evidenciando a participação ativa das mulheres no trabalho ligado ao campo e o mar e o seu papel nas principais atividades económicas no concelho de Vila do Bispo.

«O documentário contribuirá para responder a um repto lançado sobre questões de importância premente, na medida em que trata de pessoas e vivências que ao desparecerem levam consigo todo um espólio de memórias e património imaterial que importa fixar», diz a Associação Vicentina que apoiou a realização do filme.

Esta é uma iniciativa integrada na programação da Associação Vicentina, através de uma candidatura ao programa DiVaM 2021 – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, no contexto temático do “Património, Comunidade e Inclusão”, que conta também com o apoio da Terras do Infante Associação de Municípios.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 26 de Novembro através deste link.

 



Comentários

pub