A Terra também “tremeu” no Porto de Sines, com simulacro de evacuação de dois edifícios

Objetivo foi testar a eficácia das Medidas de Autoproteção implementadas, na vertente de emergência

Dois simulacros em simultâneo, no edifício sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e no edifício de apoio logístico da ZAL Sines, tiveram lugar na sexta-feira, no Porto de Sines.

Esta foi a forma escolhida pela APS para participar no exercício «A Terra Treme», iniciativa a nível nacional promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizada com o intuito de sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de adoção de comportamentos de autoproteção perante a ocorrência de um sismo.

Os simulacros destinaram-se a «testar a eficácia das Medidas de Autoproteção implementadas, na vertente de emergência», em dois dos edifícios da APS.

Após a ativação da sirene, que durou cerca de 30 segundos, os ocupantes dos edifícios «cumpriram com zelo e rigor o procedimento operacional que era esperado, enquanto a Brigada de Intervenção da APS promovia os procedimentos de resposta à emergência previstos no Plano de Emergência do Porto de Sines».

A APS salienta, em nota de imprensa, que «atribui grande importância às questões de segurança, principalmente no que respeita à proteção das pessoas, sendo que este tipo de simulação contribui para treinar e reforçar a capacidade de resposta dos serviços da Autoridade Portuária em eventuais situações reais».

 

 
 



Comentários

pub