Associação Cultural Artística de Tavira cria Serviço de Apoio Psicológico à população

Iniciativa enquadra-se no âmbito do “TAVIANIMA: Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação (Arquivo)

A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT) criou o Serviço de Apoio Psicológico (SAP), destinado a crianças, jovens e adultos, no âmbito do projeto “TAVIANIMA: Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”.

Esta ação enquadra-se no eixo “Intervenção Psicológica” deste projeto, o qual é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 e conta com o apoio do município de Tavira.

A intervenção do Serviço de Apoio Psicológico «abrange todas as esferas da vida individual, familiar, profissional e social nos mais variados contextos e fases do desenvolvimento humano», como infância, adolescência, idade adulta e velhice, bem como situações de prevenção e de crise, e tem por objetivo «a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar psicobiossocial do indivíduo», diz a ACAT.

Com este serviço, a associação pretende «atuar de forma profissional junto da comunidade na prevenção, avaliação, diagnóstico e acompanhamento de problemas emocionais e afetivos, traumas, dificuldades interpessoais e de relacionamento, transtornos de ansiedade, depressão, fobias, síndrome de stress pós-traumático ou distúrbios alimentares».

Também problemas ao nível da aprendizagem e inclusão escolar (ex: bulling), dúvidas na escolha profissional, dificuldades específicas em determinadas fases do desenvolvimento humano (tais como adolescência, senescência, e os seus desafios), dificuldades ao nível da relação familiar, dificuldades nos momentos específicos da vida (como matrimónio, nascimento de um filho, aposentadoria, luto, entre outros), são alvo deste projeto.

Com o SAP «pretende-se trabalhar na prevenção da doença e na promoção da saúde, visando igualmente contribuir na luta contra a pobreza e exclusão social, bem como fomentar a capacitação e a autonomia de crianças, jovens e adultos», acrescenta a associação.

A intervenção nestes cidadãos procura viabilizar uma melhor compreensão e perceção do próprio e do mundo circundante, promovendo autoconhecimento, desenvolvendo autonomia e autoestima, e favorecendo mudanças positivas na vida.

As consultas terão de ser previamente agendadas com a psicóloga clínica Inês Zarcos, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Para mais informações poderá contactar a ACAT através do telemóvel 925 255 422 ou via e-mail.

A ACAT «tem vindo a pautar a sua intervenção por critérios de rigor e qualidade», sendo que este projeto se enquadra «num trabalho de proximidade com a comunidade, o qual tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes 23 anos de existência», conclui a associação.

 



Comentários

pub