Bruno Miguel Cavaco Gomes, professor de Educação Física do Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, recebeu a Menção Honrosa Adaptação e Inovação no Ensino à Distância, no Global Teacher Prize Portugal (GTPP) 2021.
Esta Menção Honrosa «vem reconhecer todo o trabalho dos docentes e comunidades educativas desde a suspensão das atividades letivas presenciais, e cujo regresso este ano acabou por ser uma surpresa tornada possível graças ao sucesso surpreendente da campanha de crowdfunding que o GTPP testou este ano».
Há 19 anos que o professor Bruno Gomes implementa projetos de sua autoria (“Pinheiríadas” e “Francisquíadas”), este ano com o nome de “Licíadas”.
Através destes, o docente procura envolver, num concurso cultural e desportivo, outros professores, alunos de vários anos de escolaridade e familiares. Esta resposta irreverente e inovadora pretende que atividades não curriculares e curriculares coexistam num sistema de ensino que formate menos e humanize mais.
«Depois de 19 anos a implementar estes projetos nas escolas, a motivação dos alunos para participarem das aulas de Educação Física aumentou significativamente, e o livro de marcar pontos, está em via de extinção. Na adaptação no ensino à distância, o professor conseguiu manter os alunos a realizar atividade física invertendo os papeis e desafiando os alunos a preparar partes das aulas», explica a organização.
Este ano, a grande vencedora do Global Teacher Prize Portugal é Elsa Cerqueira, professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, que se move «pelo desafio de criar e implementar “pequenas utopias”, com o intuito de potencializar o desenvolvimento de cidadãos críticos e criativos para uma sociedade paulatinamente mais autêntica, isto é, mais humanizada».
A professora combina as suas três paixões: filosofia, cinema e educação, assegurando a transmutação da utopia em realidade. A professora Elsa é ainda criadora do projeto “Filosofia com Cinema”, que visa desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme.
«A ação pedagógica de transformação dialógica permite que cada jovem, em cooperação com os pares, desenvolva, através dos filmes, o seu questionamentos, autonomia cognitiva e afetiva, seguindo valores fundamentais como o respeito para com o outro, a tolerância pela diversidade e a solidariedade. A extensão desta ação à comunidade civil torna-os seres ativos capazes de a melhorar segundo o enfoque prático de cidadania esclarecida, interventiva e colaborativa. Desta forma, o aluno-filósofo é estimulado a exercitar o pensamento, descobrindo e construindo ativamente o conhecimento e descobrindo-se, com a orientação da professora, enquanto ser crítico e criativo, além das outras competências consideradas essenciais no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória», enquadra a organização.
Esta acabou por ser mais uma edição atípica do prémio devido ao contexto de crise pandémica mas com adesão histórica de professores e professoras com candidaturas validadas pelos auditores da PwC Portugal.
Com uma clara abrangência nacional, este ano as candidaturas chegaram mesmo de todo o território, ou seja, dos 18 distritos do continente e das duas regiões autónomas, tendo voltado a estar representados professoras e professores de todos os níveis de ensino.
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