Portimão: Parque Rocha Prime e estacionamento de duração limitada regressam a 1 Junho

Além do parquímetro, serão igualmente retomadas, como forma de pagamento, as aplicações gratuitas disponibilizadas para sistemas Android e iOS

O parque de estacionamento Rocha Prime, na Praia da Rocha, vai reabrir a 1 de Junho, data em que também será retomado do estacionamento de duração limitada, em certas zonas de Portimão.

Segundo a Portipark – Gestão de Estacionamento em Portimão, «a entrada em vigor do sistema de estacionamento de duração limitada à superfície, que abrange localizações na parte central de Portimão, no Largo do Dique e na Praia da Rocha, vem permitir um melhor acesso e a rotação de um maior número de utilizadores nestas zonas, habitualmente mais congestionadas e sujeitas a grande pressão».

Os residentes que tenham o domicílio fiscal no município podem usufruir de 60 minutos diários grátis, entre as 00h00 e as 24h00.

Os minutos atribuídos, caso não sejam utilizados, caducam ao final de cada dia, não sendo acumuláveis. Após a utilização do total diário é aplicado o valor da tarifa relativa à artéria onde se encontra estacionado.

«Serão considerados apenas os veículos que os residentes sejam proprietários, locatários ou adquirentes com reserva de propriedade e cuja morada constante do título de propriedade coincida com o domicílio fiscal do residente», diz a Portipark.

A qualidade de residente é atribuída pelo período máximo de um ano, sem prejuízo da cessação imediata sempre que se alterem os pressupostos que determinaram a sua atribuição.

Para poderem usufruir deste benefício os residentes devem utilizar a aplicação móvel iParque Mobile, onde deverão carregar as matrículas das viaturas, e registar-se junto da PORTIPARK no balcão de atendimento, localizado na Rua José António Marques, n.º 17
8500-318 Portimão, ou através do formulário online aqui, juntando cópia da certidão de domicílio fiscal e do documento único automóvel.

Os residentes podem solicitar um “Cartão de Residente” que lhes permite estacionar nas ruas da zona de residência do titular, nos lugares taxados existentes, sem haver lugar ao pagamento da taxa de estacionamento e sem limite de tempo.

Além do parquímetro, serão igualmente retomadas, como forma de pagamento, as aplicações gratuitas disponibilizadas para sistemas Android e iOS, nomeadamente a Via Verde, iParque ou Telpark, devendo para o efeito o utilizador descarregar e instalar a respetiva aplicação.

O sistema de apoio à fiscalização do estacionamento deteta automaticamente a realização do pagamento, assim como o respetivo período autorizado.

A Portipark destaca ainda «o conjunto de zonas, resgatadas ou que a concessão chegou ao fim, que se mantém de utilização gratuita, nomeadamente a praceta Major David Neto, as ruas João da Cruz, Teófilo Braga, Heliodoro Salgado, João de Meneses, das Comunicações, Dom Carlos I e 28 de maio, a bolsa de estacionamento adjacente ao Lar da Criança, nas traseiras do Pingo Doce, e ainda dois troços inseridos em zonas pagas, nomeadamente o troço da Rua Mouzinho de Albuquerque, entre a estrada de Alvor e a Av. São João de Deus e o troço entre a Rua Vicente Vaz das Vacas e a Rua da Olivença».

Quanto ao parque de estacionamento coberto e subterrâneo “Rocha Prime”, com capacidade para 272 veículos, localizado no edifício com o mesmo nome, na Rua D. Martinho Castelo Branco, na Praia da Rocha, reabre no dia 1 de Junho e irá funcionar diariamente, durante 24 horas por dia, até ao dia 30 de Setembro.

O custo de estacionamento, nos primeiros 15 minutos e frações seguintes, é de 20 cêntimos, durante um período máximo de 24h00 (19,20 euros).

No entanto, o tarifário dispõe de outras opções tais como o bilhete pré-pago simples, que consiste numa entrada e numa saída até às 24h00, com o custo de 8 euros ou o bilhete pré-pago diário, que possibilita várias entradas e saídas, durante 24h00, com o custo de 10 euros.

Além do regime rotativo, o cliente tem ao seu dispor o regime de avença, que está disponível para automóveis ligeiros, quadriciclos, motociclos, triciclos e ciclomotores.

A avença pode ser mensal ou integrar pacotes de 3, 7 ou 15 dias. Nas avenças mensais o cliente pode optar entre três modalidades: 24h00; diurna (das 8h00 às 20h00); ou noturna (das 20h00 às 8h00), contemplando esta opção sábados, domingos e feriados durante 24h00.

O preçário do parque de estacionamento pode ser consultado aqui.

De resto, o acesso de utentes com mobilidade reduzida ao “Rocha Prime” está assegurado através de dois elevadores e o equipamento também dispõe de lugares gratuitos para os utentes que se desloquem de bicicleta.

 



Comentários

pub