Mariscadores de arrasto da Baía de Monte Gordo criam associação para defender atividade

Os mariscadores de arrasto da Baía de Monte Gordo já dispõem de uma associação organizada para os representar nas matérias […]

Os mariscadores de arrasto da Baía de Monte Gordo já dispõem de uma associação organizada para os representar nas matérias relacionadas com a profissão.

O passo foi dado na passada sexta-feira, com a fundação da Associação de Mariscadores de Arrasto de Cintura da Baía de Monte Gordo, ato que foi formalizado na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real de Santo António.

A medida contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, entidade colaborante na fundação da associação, tendo em conta a importância desta atividade no sustento de dezenas de famílias e no próprio tecido económico do concelho.

A fundação desta nova coletividade responde também a uma antiga aspiração e visa colmatar uma lacuna até agora sentida pelos profissionais do arrasto uma vez que, apesar de já existirem estruturas associativas locais dedicadas à pesca e aos armadores, nenhuma estava exclusivamente centrada na defesa dos mariscadores de arrasto.

Além da representatividade dos associados nas matérias relacionadas com a mariscagem, a nova entidade propõe-se ainda a promover a apanha da conquilha, de forma harmoniosa, respeitando quer o direito à sua prática, quer a sua preservação sustentada por razões sócio-ambientais.

Por outro lado, procurará impulsionar a realização de atividades que promovam a dignificação da apanha da conquilha enquanto arte de pesca local e colaborará com entidades públicas e privadas que visem a preservação da arte de mariscar através de arrastos de cintura.

A associação compromete-se igualmente a apoiar e realizar manifestações culturais, científicas, desportivas ou festivas que se revelem de interesse para o concelho, cooperando com outras associações de mariscadores e pescadores ou com entidades oficiais.

Comentários

pub