Albufeira requalifica acessos às praias dos Aveiros e Maria Luísa

Obras vão custar 140 mil euros

As obras de melhoramento dos acessos pedonais às praias dos Aveiros e Maria Luísa, no concelho de Albufeira, já arrancaram. Os trabalhos, que vão custar cerca de 140 mil euros, devem ficar concluídos no início do mês de Fevereiro.

As obras têm como objetivo melhorar as condições de acessibilidade a estas zonas balneares, «bem como incentivar os passeios pedonais sempre que possível».

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira visitou o arranque dos trabalhos, no dia 2 de Dezembro, na companhia do vereador Rogério Neto, responsável pelo pelouro do Ambiente.

Para o autarca, o melhoramento dos acessos às praias é fundamental para que residentes e turistas «possam usufruir da beleza da nossa costa».

«As praias de Albufeira são reconhecidas internacionalmente pela sua beleza e qualidade ambiental, não é por acaso que há cinco anos consecutivos temos todas as praias do concelho com Bandeira Azul, das quais 13 são classificadas como praia acessível», sublinhou.

José Carlos Rolo realçou também que «o município continua a trabalhar para chegar mais longe, para que todos, independentemente da sua condição física, apossam desfrutar das nossas magníficas praias com todas as condições de segurança».

As obras nas praias dos Aveiros e Maria Luísa fazem parte do plano de trabalhos que o município «desenvolve regularmente com vista à
manutenção e melhoramento das condições de segurança e acessibilidade de toda a zona costeira do concelho», realça a Câmara de Albufeira, em nota de imprensa.
 

 
Na praia dos Aveiros, o acesso pedonal era feito por um caminho de terra batida, que agora irá ser melhorado através da construção de um novo acesso em calçada e uma escadaria com uma inclinação máxima de 6% entre patamares.

«Os degraus têm pouca altura e a escada uma largura média de 2 metros lineares, nas zonas onde tal seja possível, para que seja fácil e convidativo empreender a caminhada em direção à praia. No final das escadas será feito o encaminhamento das águas pluviais que irão desembocar o mais próximo possível do areal», explica a autarquia.

Neste âmbito, já começaram os trabalhos de remoção de terras, muro, vedação e vegetação existentes no local «para que seja possível reconstruir com uma cota mais baixa, de forma a tornar o acesso o mais acessível possível».

Na Praia Maria Luísa, a escada de acesso ao areal que, segundo a autarquia, «se encontra bastante danificada e com problemas de desnivelamento, irá, também, ser reparada. A obra consiste na reconstrução da escadaria com aplicação de pavimento de lajetas prefabricadas em betão, respetivo nivelamento, substituição dos bancos forrados a azulejo, que se encontram partidos, e na zona do areal será feito o reforço da escadaria em madeira e o encaminhamento das águas pluviais».

Tal como na obra na praia dos Aveiros, «será acautelada a inclinação máxima dos patamares da escada com um máximo de 6%, com vista a melhorar a acessibilidade», conclui a Câmara Municipal.
 

 


Comentários

pub