Monchique mantém Plano Municipal de Emergência, mesmo sem casos ativos

Estas decisões foram tomadas depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Monchique

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação – Arquivo

Monchique decidiu, esta quinta-feira, 12 de Novembro, manter ativo o seu Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, apesar de não ter casos ativos no concelho.

Este plano continuará ativo, «enquanto a declaração do Estado de Emergência se mantiver em vigor para a região». Estas decisões foram tomadas depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Monchique.

Apesar de o município «não registar neste momento qualquer caso ativo de Covid-19, devem manter-se e até serem reforçadas todas as medidas de proteção e deve também a população continuar a adotar, como tem feito até aqui, um comportamento responsável e preventivo uma vez que a disseminação deste vírus está diretamente ligado à conduta que cada um de nós assume perante esta ameaça», diz a Proteção Civil de Monchique.

A eventual inclusão de alguns municípios do Algarve na lista dos concelhos de alto risco, devido à Covid-19, e todas as medidas de limitação de circulação e até de confinamento parcial, vem alterar também o dia a dia do concelho de Monchique e da sua população.

A proximidade geográfica e também as fortes relações económicas e sociais com concelhos como Portimão, «obriga-nos a elevar também o grau de prontidão e resposta em caso de necessidade, bem como ao reforço e atenção especial para os impactos que estas medidas vão ter na economia deste concelho, com destaque para o setor da restauração e comércio em geral».

Com a manutenção do Plano Municipal de Emergência, «ficam todos os agentes e entidades que constituem a resposta ao nível da Comissão Municipal de Proteção Civil alertados para o momento sensível que vivemos e que pode agravar-se nos próximos dias com a consequente afetação das condições de vida e o tecido socioeconómico do concelho, não existindo um conhecimento relativamente ao tempo em que irá perdurar esta situação», diz a Proteção Civil de Monchique.

Para dar cumprimento a esta situação, será mantido todo o dispositivo «instalado, bem como as medidas e ações de coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus».

Também será mantida a reunião desta Comissão de Proteção Civil, todas as quintas-feiras, à 10h00, e extraordinariamente, sempre que necessário, enquanto vigorar a Declaração do Estado de Emergência.

A subcomissão Covid-19 «será mantida em regime de permanência, enquanto estrutura responsável pela recolha e tratamento da informação relativa ao surto epidémico em curso, garantindo uma permanente monitorização da situação, reunindo diariamente».

 



Comentários

pub