Médicos do ABC apadrinham regresso às aulas em Loulé

Também será criada uma linha telefónica de apoio à comunidade escolar

O regresso às aulas, em Loulé, será apadrinhado por médicos e assente num conjunto de regras que visam «contribuir para a existência de um ambiente educativo com a máxima segurança em termos de saúde pública».

A Câmara de Loulé uniu-se ao ABC – Algarve Biomedical Center e aos agrupamentos escolares do concelho para «produzir um documento orientador para este regresso à escola no contexto da nova normalidade» e «reforçar a confiança de alunos, encarregados de educação, docentes e funcionários».

A «grande novidade» da estratégia a implementar será a atribuição de dois padrinhos a cada escola do concelho, «jovens médicos do ABC, que irão acompanhar in loco esta adaptação à nova realidade nos estabelecimentos de ensino, certificando-se que as regras estão a ser cumpridas», segundo a Câmara de Loulé.

Também será criada « uma linha telefónica de apoio à comunidade escolar, gerida por médicos do ABC, e onde pelo menos uma médica pediatra do ABC irá estar disponível no período diurno, para auxiliar a escola perante casos suspeitos, positivos ou dúvidas de conduta/atuação».

Com as novas regras e com o apadrinhamento de clínicos do ABC, a Câmara de Loulé pretende maximizar «as possibilidades existentes nos espaços físicos», adotando medidas «que minimizem a possibilidade de transmissão do SARS COV2».

«Assim, em consonância com as indicações emanadas da Direção-Geral de Saúde, foram criadas regras de circulação, de limpeza e higienização dos recintos escolares, utilização dos espaços comuns e, naturalmente, o uso obrigatórios de máscara no 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, entre outras normas», explicou a autarquia.

«Estamos a preparar o novo ano letivo com a necessária antecedência e a máxima atenção, sobretudo porque estamos a viver um período excecional. Queremos transmitir a confiança necessária para que este regresso aconteça sem grandes percalços, pois, para nós, a saúde dos nossos concidadãos está em primeiro lugar», afirmou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

«Acredito que este será um ano repleto de novas aprendizagens para todos os nossos alunos, sendo certo que a Câmara Municipal de Loulé estará sempre ao lado da comunidade escolar», reforçou o edil louletano.

Para garantir o envolvimento de toda a comunidade educativa neste projeto, será realizado um concurso de ideias «que irá escolher, por exemplo, um logotipo para esta Estratégia e a mascote para a “Escola Segura Covid”».

Este projeto será implementado nos Agrupamentos de Escolas de Almancil, D. Dinis e Drª Laura Ayres, em Quarteira, Engº Duarte Pacheco e Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e Escola Secundária de Loulé, mas também no Colégio Internacional de Vilamoura, Conservatório de Música de Loulé “Francisco Rosado” e Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte.

Comentários

pub