Albufeira mantém o apoio aos seus artistas com mais um mês de “Proximidades”

Sempre aos sábados, às 21h30

O ciclo de concertos “Proximidades”, promovido pela Câmara de Albufeira e transmitido em direto no canal de Youtube da autarquia, vai continuar nos sábados de Junho, sempre às 21h30.

No próximo mês, vão subir ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, sala a partir da qual os concertos são transmitidos, Os Naira (6 de Junho), Filipa Sousa (dia 13), José Praia & Aqua Viva (dia 20) e Rui Mourinho (dia 27).

Como tem sido regra desde o início deste ciclo, que anda a levar a cultura até casa dos portugueses, são privilegiados os artistas e técnicos locais, de modo a «garantir os meios possíveis para que os agentes de cultura de Albufeira continuem a ter contratação e público», segundo a Câmara.

«A cultura é de todos, existe para todos e equilibra a sociedade. Mas quem a produz precisa de ter um mínimo de apoios, têm as suas vidas para gerir e fazem-nos muita falta. Deste modo, disse imediatamente que sim a este projeto que pretende continuar a garantir a contratação possível aos técnicos, produtores, artistas e a todos os elementos implicados na realização de ações culturais», ilustrou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

 



 

Em Junho, os primeiros a subir ao palco são Os Naira, «um novo projeto musical nascido em Albufeira, criado por três jovens – agora são quatro – , que dizem ter um estilo musical genuíno que se mantém fiel à sua língua materna».

Já Filipa Sousa «é conhecida de todos nós, pois está no mundo da música há 20 anos e foi vencedora do Festival RTP da Canção, tendo representação Portugal no Festival da Eurovisão em 2012». A cantora albufeirense será acompanhada por Tiago Sequeira (piano), Ricardo Martins (guitarra portuguesa) e Ivo Martins (bateria/percussões). Para este concerto, Filipa Sousa terá uma convidada especial, Bruna Saraiva, também natural de Albufeira, que irá participar em alguns dos temas “cantando” em Língua Gestual Portuguesa.

No dia 20, atuará um grupo fundado em 1986 em Albufeira por José Praia e seus filhos Alberto, Gonçalo e Miguel Praia. «Rapidamente o grupo José Praia & Aqua Viva conquistou com a sua música alegre e cativante, toda a região do Algarve e além-fronteiras e são hoje uma referência da Música Tradicional Portuguesa», descreveu a Câmara de Albufeira.

Já Rui Mourinho vai interpretar à guitarra temas de Stephen Goss, António José e  Joaquín Rodrigo.

No próximo sábado, está agendado um concerto de João Galante, no âmbito deste ciclo. Antes, já haviam atuado Albuhera & Raquel Peters, Gonçalo Pescada e Carla Pontes e Banda Alhada.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

Comentários

pub