Odiana lança o desafio: “Choose Guadiana”

Este «é um projeto ambicioso, considerando a localização estratégica do nosso território e das potencialidades que possui»

A Odiana tem um novo projeto chamado “Choose Guadiana”, lançado esta quarta-feira, 20 de Maio, Dia Europeu do Mar. 

«Capacitação, investimento, inovação e promoção são os eixos base deste projeto que pretende identificar envolver e capacitar o setor empresarial, seja no rio, mar ou albufeira. A primeira abordagem é através de um questionário ao setor empresarial», explica a Odiana.

A ideia passa por qualificar e dinamizar o «setor mar, no Baixo Guadiana, organizando a oferta existente sob uma estratégia coletiva assente na marca “Choose Guadiana”, em estreita sinergia com o setor turístico. Esta marca pretende consolidar o destino com uma imagem sólida e uma oferta diversificada, que permitirá colmatar as assimetrias entre o interior e o litoral, e por fim, atenuar a sazonalidade».

Este projeto encontra-se estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PMEs, fonte de atividade económica e investimento empresaria,  fonte de inovação para novos produtos e serviços e, finalmente, enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva.

Entre algumas das ações estão previstas focus groups, matchmaking, reuniões b2b, vídeo promocional, roadshow, publicidade e um Guia Náutico.

«A aprovação do projeto Choose Guadiana, desenhado e candidatado ao programa CRESC Algarve2020, demonstra a consolidação da estratégia de atuação da Odiana na qualificação e desenvolvimento do território do Baixo Guadiana», diz Conceição Cabrita, presidente da direção da Odiana.

Este «é um projeto ambicioso, considerando a localização estratégica do nosso território e das potencialidades que possui», acrescenta.

A responsável salienta o Rio Guadiana como eixo principal e destaca a importância do setor empresarial em todo o processo.

«Pretende-se envolver o setor empresarial numa sinergia de cooperação e inovação para a diversificação da oferta do território», diz.

A primeira etapa do projeto efetiva-se com uma aproximação ao tecido empresarial desta área, seja no Rio, albufeira ou mar, nomeadamente náutica de recreio, marítimo-turística, animação turística, pesca tradicional, indústria naval ou salineira, através de um questionário.

Com o objetivo de identificar os empresários, as atividades, e as principais necessidades, tendo em conta sobretudo o impacto transversal da pandemia da Covid-19. O inquérito está disponível aqui.

O Choose Guadiana é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, financiado pelo CRESC Algarve2020 e com fim em Novembro de 2021. Dispõe de uma dotação financeira de cerca de 183 mil euros e um financiamento, do FEDER, de cerca de 110 mil euros.

 




Comentários

pub