Discursos do 25 de Abril em Portimão vão ser traduzidos em Língua Gestual Portuguesa

Hoje, a assinalar a véspera, o dia termina com a interpretação pela Sociedade Filarmónica Portimonense de um dos hinos não oficiais do 25 de Abril, o “Somos Livres”, que será emitido no Facebook do Município

Os discursos do 25 de Abril em Portimão, que este ano serão apenas transmitidos na página de Facebook do Município, não havendo sessão pública presencial, têm uma outra novidade: serão traduzidos em Língua Gestual Portuguesa.

A tradutora será Daniela Anastácio, uma jovem algarvia. Aliás, segundo revelou ao Sul Informação fonte da autarquia, «é tudo produzido aqui em Portimão, desde a transmissão à tradução simultânea em língua gestual».

Devido ao atual confinamento em virtude da pandemia da Covid-19, este ano os portimonenses vão comemorar o 25 de Abril em casa. O programa oficial que assinala o 46º aniversário da Revolução dos Cravos terá como principal palco o Facebook do município, a que se pode aceder clicando aqui.

Logo na véspera, hoje, dia 24, serão várias as iniciativas online. No âmbito do programa Biblioteca em Casa, arranca às 18h00, no Facebook, a atividade para toda a família “O Cravo, símbolo da Revolução, como se faz?”, produzida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, seguindo-se, uma hora depois, e também para toda a família, a iniciativa “Cravos como mote de união e esperança”.

O dia encerrará, a partir das 23h00, com a interpretação pela Sociedade Filarmónica Portimonense de um dos hinos não oficiais do 25 de Abril, o tema de Ermelinda Duarte “Somos Livres”, momento simbólico que pode ser seguido na página de Facebook do Município de Portimão, onde será possível assistir a toda a programação, exceto os eventos com indicação em contrário.

As comemorações oficiais do 25 de Abril irão começar às 9h00, com o tradicional hastear de bandeiras e a interpretação do hino nacional pelo fadista portimonense João Leote, acompanhado pelo maestro Gabriel Rodeia, que estará aos comandos da Sociedade Filarmónica Portimonense.

Uma hora depois, é disponibilizada online a exposição retrospetiva “Recordar a Corrida da Liberdade”, onde se reúnem imagens de 15 edições da emblemática prova de atletismo, que, desde a primeira hora, faz parte da programação do 25 de Abril na cidade.

Às 11h00, será a vez de o cantor, poeta, compositor e letrista Afonso Dias interpretar poemas e Canções de Abril.

Na mesma página municipal ficarão disponíveis, às 11h30, as mensagens evocativas da efeméride, que serão proferidas pelos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, bem como pelo presidente da Assembleia Municipal de Portimão, João Vieira, e pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes. É para estes discursos que haverá tradução simultânea em lingua gestual portuguesa.

 

Preparativos para a tradução dos discursos em língua gestual portuguesa

 

Às 15h00, os cidadãos são convidados a cantar à janela o tema “Grândola, Vila Morena”, imortalizado por Zeca Afonso e considerado o hino da Revolução dos Cravos.

Para o efeito, será emitida no facebook do município a versão instrumental desta marcha, interpretada pelo grupo “Essências de Marimba”, com Vasco Ramalho, na Marimba e Percussão, e Daniela Pinhel, no Oboé.

Às 16 horas, o Facebook da Biblioteca Municipal exibirá o Manifesto da Unesco sobre a Liberdade.

Às 16h30, a “emissão” é retomada com o colóquio virtual “Os Livros que Abril abriu”, com introdução a cargo da presidente da Câmara Isilda Gomes, e moderação de João Ventura. A partir de casa, participarão personalidades ligadas à escrita e divulgação de obras literárias, nomeadamente: João de Melo (escritor), Maria da Graça Ventura (historiadora), Luís Vicente (ator), João Antunes (leitor), Manuel Alberto Valente (editor), Sandra Barão Nobre (biblioterapeuta), e Sandro William Junqueira (escritor).

Quanto à exposição “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”, com três dezenas de obras gráficas do renomado pintor, poderá ser visitada virtualmente, a partir das 17h00, no site do Museu de Portimão em casa, o mesmo sucedendo com a mostra “Cartazes de Abril”, resultante do acervo existente no Centro de Documentação deste equipamento cultural.

Por fim, será disponibilizado no Facebook oficial da autarquia o vídeo “Obrigado Portimão!”, no qual Portimão homenageará o comportamento exemplar de todos os portimonenses na luta contra o coronavírus, apelando a continuarem a ter esperança no futuro, contribuindo para que a cidade retome o dinamismo que a caracteriza.

O “carro de som” que diariamente divulga o apelo ao confinamento, irá difundir pelas ruas de Portimão “Músicas de Abril”.

Desde o dia 18 e até amanhã, 25 de Abril, a fachada do Museu de Portimão está iluminada com as cores da bandeira portuguesa. A imagem oficial das comemorações do Dia da Liberdade foi criada pelo artista plástico portimonense João Sena.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub