Receitas, dicas, saberes, histórias e provérbios voltam ao Mercado de Tavira

Projeto «Gentes do Mercado» realiza-se pelo segundo ano consecutivo

A segunda edição do projeto “Gentes do Mercado”, este ano com a temática “Receitas, dicas, saberes, histórias e provérbios”, vai decorrer nos dias 6 e 7 de Setembro, no âmbito da sétima edição da Feira da Dieta Mediterrânica.

Este é um projeto de dinamização sociocultural do Mercado Municipal de Tavira, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, «resulta de um processo dinâmico de valorização dos “saberes” dos vendedores do mercado, que são os protagonistas e os principais destinatários deste projeto», salienta a Direção Regional de Cultura do Algarve, que organiza a iniciativa, em conjunto com a Associação Internacional de Paremiologia e a Resmalhar – Associação Cultural para a Sustentabilidade Local.

A dinamização do “Gentes do Mercado” irá acontecer nas manhãs dos dias 6 e 7, entre as 10 e as 11 horas, e representa «o culminar de um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com as pessoas que fazem o mercado, os seus vendedores, que foram convidados a partilhar os seus conhecimentos sobre os produtos que comercializam, sejam receitas, dicas, histórias, etc».

A dinamização será realizada através de um percurso orientado no mercado, da responsabilidade da Associação Internacional de Paremiologia, e que consistirá em «conversas informais com os vendedores e utilizadores, através de expressões proverbiais de tradição oral, associadas à Dieta Mediterrânica, ao mesmo tempo que se dá a conhecer uma brochura digital “Receitas, dicas, saberes, histórias e provérbios”, onde serão apresentados os saberes partilhados por todas estas pessoas», acrescenta a Direção Regional.

O percurso conta ainda com vários momentos de animação realizados por duas personagens alusivas à vida de mercado, numa performance das atrizes Catarina Bernardino e Marta La Piedad, promovida pela Resmalhar – Associação Cultural para a Sustentabilidade Local (também responsável pela identidade visual do projeto).

Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem «promover o Mercado como lugar de encontro por excelência para a comunidade local», como «o melhor lugar para a aquisição das verduras, frutas e legumes, carne e peixe ou outros produtos frescos, ou para uma troca dos mais variados saberes, como aquela receita especial que quase ninguém sabe fazer, ou aquela pequena história ligada ao passado duro da vida no campo ou no mar».

Este é um projeto que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e com a colaboração do fotógrafo Vítor Pina.

“Gentes do Mercado” é um projeto que pretende contribuir para destacar a importância das comunidades locais na valorização do património cultural, indo ao encontro dos princípios da Convenção de Faro, pois tenta refletir e entender o património cultural como fator de aproximação, de diálogo, de coesão social e de uma cidadania cada vez mais inclusiva.

A brochura “Receitas, dicas, saberes, histórias e provérbios” será disponibilizada online no dia 6 de Setembro, através do link http://www.cultalg.pt/pt/PCI/

Comentários

pub