Câmara de Faro e IEFP ajudam jovens desocupados a encontrar futuro

Autarquia e IEFP assinaram protocolo no âmbito do Programa Garantia Jovem

A Câmara de Faro vai sinalizar, junto do IEFP, os jovens do concelho, com menos de 30 anos, que não trabalhem, não estudem, não estejam a frequentar formação profissional e que não estejam inscritos no Centro de Emprego.

O protocolo de colaboração entre a autarquia e o IEFP, no âmbito do Programa Garantia Jovem, foi assinado esta segunda-feira, dia 13, nos Paços do Município.

Segundo explica a autarquia, «o processo de sinalização será da responsabilidade do Município, mas contará com uma vasta rede de entidades locais, designadamente as 96 entidades públicas e privadas pertencentes ao Conselho Local de Ação Social, bem como algumas associações juvenis, para que em conjunto se consiga identificar estes jovens inativos e inserir os seus dados no Portal da Garantia Jovem».

Caberá depois ao IEFP «dar respostas aos jovens de forma direta e no âmbito das suas atribuições ou por via de outros parceiros, nos domínios do emprego, educação, formação e estágios», acrescenta a Câmara.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro realça que «a criação desta rede local de sinalização de jovens com menos de 30 anos, sem atividade conhecida, vai ajudar-nos a garantir que eles tenham uma nova oportunidade de educação/formação ou de emprego/estágio e assim se possam realizar pessoal e profissionalmente e construir um futuro mais promissor para si e para o nosso concelho».

Comentários

pub