Já está a decorrer o rastreio do cancro do cólon e reto em Quarteira

Rastreio decorre até Abril deste ano

Um rastreio do cancro do cólon e reto já está a decorrer no Centro de Saúde de Quarteira.

O objetivo, explica a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, é «detetar precocemente lesões pré cancerosas e assim iniciar o tratamento o mais cedo possível».

Este rastreio da ARS Algarve dirige-se a homens e mulheres dos 50 aos 75 anos e tem como objetivo diminuir a morbilidade e a mortalidade por cancro do cólon e reto, com melhoria da eficácia, eficiência da intervenção e da taxa de sobrevivência.

A convocatória, a referenciação, a gestão e a monitorização do programa são efetuadas pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve, sendo a leitura dos testes de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) efetuada pelo Laboratório Regional de Saúde Publica do Algarve, Dra. Laura Ayres.

Os utentes com teste de PSOF positiva são encaminhados para realizar a colonoscopia de follow up no Centro Hospitalar Universitário do Algarve até 30 dias após a emissão do resultado, «contribuindo para aumentar a taxa de sobrevivência, reduzir a proporção de cancros diagnosticados em fase clínica em relação ao total de cancros diagnosticados, diminuir as abordagens terapêuticas mais agressivas e melhorar a efetividade terapêutica».

Este programa, que iniciou como projeto-piloto em Setembro de 2017 em unidades integrantes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central, estará a decorrer em Quarteira até ao final de Abril deste ano, tendo sido realizados até ao momento 6080 testes de PSOF em unidades funcionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Central.

O alargamento do rastreio do cancro do cólon e reto para o ACeS Sotavento está previsto realizar-se no decorrer do segundo trimestre de 2019.

Comentários

pub