Visitantes com mobilidade reduzida ou deficiência visual ganham acessos mais fáceis na Fortaleza de Sagres

Intervenção terá lugar no acesso imediato ao Túnel da Fortaleza de Sagres, no interior do Túnel e Torreão Central, e na Praça de Armas

O “Projeto de Intervenção de Acessibilidades e Informação no Promontório de Sagres”, submetido pela Direção Regional de Cultura do Algarve à Linha de Apoio Turismo Acessível do Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, foi aprovado com um valor de investimento elegível no montante de 138.060 euros, financiado a 90% pelo Turismo de Portugal.

Aquela Direção Regional salienta, em nota enviada às redações, que «as ações a desenvolver vão melhorar consideravelmente a visita e potencialidades da Fortaleza de Sagres para todos os visitantes, nomeadamente aqueles com mobilidade reduzida e deficiência visual, no caso das acessibilidades e da disponibilização de áudio guias, bem como para os visitantes em geral com a colocação de sinalética em vários idiomas, complementar à existente».

A colocação de pictogramas nos diferentes locais de visita permitirá também a sua identificação, numa linguagem universal, explica aquele organismo.

Está prevista uma intervenção em três zonas distintas – no acesso imediato ao Túnel da Fortaleza de Sagres, no interior do Túnel e Torreão Central, e na Praça de Armas.

Estas intervenções têm como objetivo, além da requalificação do acesso ao monumento, a criação de circuitos que possibilitem levar o visitante com dificuldades de locomoção ao maior número de locais possível.

A sinalética a implementar em vários idiomas é considerada «pertinente para identificação dos percursos e das várias valências para os visitantes em geral». Serão também instalados pictogramas de interpretação universal.

O projeto prevê ainda a disponibilização de áudio guias com conteúdos para os principais pontos de interesse do monumento, «de forma a que o visitante com deficiência visual tenha uma perceção global».

«As intervenções propostas têm em consideração o conceito do Desenho Universal (Universal Design), com a conceção de produtos e ambientes para utilização por todos, na maior abrangência possível», acrescenta a Direção Regional de Cultura, responsável pela gestão deste que é o monumento nacional mais visitado do Algarve e um dos mais procurados do país.

Prevê-se que o projeto esteja concluído nos primeiros meses de 2019.

 

Comentários

pub